Jonathan Costa, também conhecido artísticamente como Jonjon, chamou a atenção dos seus seguidores recentemente ao exibir o novo porte físico: o artista eliminou 25 kg, peso que adquiriu por conta da ansiedade e depressão que enfrentou durante a pandemia. Na época, o cantor se submeteu a um ritmo acelerado de trabalho e acabou se descuidando da alimentação e dos treinos, atingindo 105 kg, tendo 1,70 m de altura.
O artista conta como conseguiu o tão esperado resultado. Com a glicemia alta e se sentindo indisposto para as atividades comuns do dia a dia, Jonjon foi atrás de ajuda. "Fiz um acompanhamento com o Higor Vieira [nutrólogo, especializado em tratamento de sobrepeso/obesidade e performance esportiva] e ele começou a ajustar a minha rotina para a normalidade", contou em entrevista à Quem.
O "Jonathan da Nova Geração'', como ainda é reconhecido pelos fãs pelo trabalho mirim, relata as principais mudanças do novo estilo de vida. "Tenho ansiedade e depressão e a minha carreira parou bruscamente. O momento de processar aquilo gerou uma certa negligência com a minha rotina. Então, nos últimos meses, ajustei alimentação, exercício e psicólogo. Não é só dieta ou treino, é um conjunto de ações", disse.
"Não teve nenhuma fórmula milagrosa, existe uma constância de ações, como diz meu médico. Hoje estou no pior processo que é manter. Ganho cinco quilos, perco cinco quilos. E entendo que não vou atingir a perfeição", completou.
Jonathan conta que, antes da reeducação alimentar, apostou em dietas restritivas. "E isso me gerou compulsão alimentar. Quando a gente faz dieta restritiva e volta a comer, a gente come além do que precisa. Mas com o acompanhamento do Higor Vieira e do meu personal, Felipe Nunes, que já está comigo há dez anos, tenho conseguido seguir tudo certinho", afirma.
O artista admite que um de seus maiores pontos fracos é o doce. "Tive que me readequar. Hoje o meu médico fez um plano alimentar para mim com quatro refeições [café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar] durante o dia. Ele fala que a gente não precisa inventar. Tudo é regrado, sem exageros. Meu almoço é sempre arroz, feijão, salada e uma proteína. Mas como bem de segunda a sábado, não passo fome. Tenho direito a uma refeição livre em algum domingo, que pode ser o café da manhã ou o almoço", explica.
E recomenda: "Brinco que vou para a academia e invisto na minha vida. Investimos em tantas coisas materiais, né? E a gente esquece de investir no mais importante, que é a gente. Então, se eu pudesse dar um conselho para quem está negligenciando a saúde por qualquer motivo, eu diria: 'invista em você, no seu tempo, na sua saúde. É o primeiro passo. Todo dia é um recomeço. E não fica com vergonha de recomeçar", finalizou.
* Texto de Lívia Carvalho
Lívia Carvalho é estudante de Jornalismo e apaixonada por cultura pop. Antes de entrar no time da coluna, foi produtora, apresentadora e repórter no programa Edição Extra, da TV Gazeta. Siga Lívia Carvalho no Instagram: @liviasccarvalho