Prestes a completar cinco meses na Superintendência de Programação da TV Cultura, o executivo Antonio Zimmerle foi dispensado da função nesta quinta-feira (29). Ele havia deixado a Band, onde ocupou cargo semelhante, para assumir o novo desafio na emissora estatal no final de janeiro, mas uma nova dança das cadeiras o tirou do emprego.
"Informamos que Antonio Zimmerle não responde mais pela Superintendência de Programação da TV Cultura. A programação da Cultura está sob responsabilidade do vice-presidente Eneas Carlos Pereira. A Fundação Padre Anchieta agradece ao executivo pelos serviços prestados à emissora e deseja sucesso em seus novos projetos", disse a emissora em nota enviada à coluna.
Embora a mensagem inicial não deixe isso explícito, a emissora procurou a coluna para frisar que se trata de uma decisão em comum acordo entre a TV Cultura e o ex-executivo.
Zimmerle é um profissional respeitado do mercado e atuou por pouco mais de 47 anos na chefia de programação da Globo, tanto no Rio quanto em São Paulo. Assim que deixou a líder de audiência, em 2019, logo foi contratado pela Band para reestruturar sua grade e passou a fazer mudanças importantes.
Em sua passagem pela emissora da família Saad, ele tentou implementar o padrão Globo na Band e chegou a contratar nomes como Zeca Camargo e Mariana Godoy para reforçar o elenco. Inicialmente, a dupla apresentaria o matinal Aqui na Band, também produto de sua criação, mas uma série de situações internas acabaram colocando o projeto sob o comando de outros apresentadores.
Em janeiro deste ano, ele fechou com a TV Cultura para cuidar da programação nacional da emissora, mas em sua breve passagem não teve tempo de promover grandes alterações.