Travessia conquista feito raro: ser uma novela pior que Mutantes

Gloria Perez conseguiu um feito raro: escrever uma novela ruim, mas tão ruim, que conseguiu ser pior que a emblemática trilogia de Mutantes, feita por Tiago Santiago, na Record. Com um texto arrastado e fraco, furos de continuidade e atuações capengas, a história das nove da Globo conseguiu ser pior que a mais surreal das novelas já criadas pela TV brasileira. Veja as provas:

Ranço X Meme

Travessia conseguiu viralizar em poucos momentos, e em todos eles foi por conta dos absurdos criados por Gloria Perez, como a fatídica cena em que Joel fica sem chão ao se deparar com um robô trabalhando como garçom no mesmo bar que ele. A cena, e toda a situação, é constrangedora. Em Mutantes vimos diversas situações embaraçosas. Mas somente a trama de Tiago Santiago foi capaz de alimentar a cultura pop e o museu dos memes com os absurdos que rolavam por ali, como Theo Becker, o Homem Cobra, que se depara com a Mulher Aranha, e criam a emblemática cena "Minha cobra quer morder sua aranha".

Reprodução/Record e Globo

Personagens nada cativantes

Travessia nos forneceu uma penca de personagens que serão rapidamente esquecidos por não conseguirem cair na boca do povo, e tampouco conquistar a simpatia da audiência, muito pelo fato de não serem pessoas que se conectam com a vida real. Mutantes trouxe um caminhão de figuras peculiares, mas que o público ainda cultua até hoje na internet justamente por conta das situações bizarras que vivenciavam.

Reprodução/Globo e Record

Sucesso de crítica (negativa)

Ambas as novelas foram duramente criticadas pela imprensa, mas os autores adotaram posturas diferentes ao longo da trama. Gloria Perez preferiu atacar jornalistas e empurrar a culpa do fracasso de sua obra para terceiros. Já Tiago Santiago pediu paciência e frisou a todo momento que se tratava de um universo lúdico, criando uma realidade paralela em que adultos e crianças poderiam se conectar com a história. A agressividade da autora da Globo só fez os veículos de comunicação ampliarem seu ranço por todo o entorno de Travessia, enquanto o ex-autor da Record conseguiu emplacar três temporadas do universo absurdo que construiu.

Reprodução/Globo

Atores ruins

Ambas as novelas tiveram a mesma capacidade: evidenciar a baixa qualidade de atuação de alguns atores. A diferença, é que o elenco de Mutantes caiu nas graças do público e até hoje é resgatado nas redes sociais. Já em Travessia, os profissionais foram massacrados por não entregarem um bom trabalho e ainda por cima terem textos capengas e uma direção de cena bem triste.

Reprodução/Instagram

Universo paralelo

Tiago Santiago foi explícito ao deixar claro que em sua novela aconteceriam coisas que não fazem parte de nossa existência. Gloria Perez errou ao não preparar o público para o que estava por vir, como, por exemplo, fazer uma mãe ter o teste de maternidade do próprio filho ser dado como negativo por três vezes, ou até mesmo transportar uma dondoca em sonho para o metaverso para ter um contato sobrenatural com a mãe biológica que ela conhecerá no último capítulo. Mutantes foi muito mais factível que Travessia neste aspecto, pois já sabíamos de antemão que coisas bizarras iriam acontecer.

Reprodução/Globo e Record

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais :)

Gabriel Perline