Gabriel Perline

Morto aos 58, Breno Silveira escreveu terceira temporada de Dom

Idealizador da série Dom, disponível na Prime Video, Breno morreu meses depois das gravações da segunda temporada

Breno Silveira em entrevista no Conversa com Bial; diretor de Dom morreu em maio de 2022
Foto: Reprodução
Breno Silveira em entrevista no Conversa com Bial; diretor de Dom morreu em maio de 2022


Meses depois de concluir as gravações da segunda temporada de Dom, Breno Silveira morreu aos 58 anos em maio de 2022. O diretor da série da Prime Video foi o grande idelizador da história de Pedro Dom na plataforma de streaming e fez questão de deixar sua marca no título com todo o esboço da terceira parte mesmo sem saber que se despediria do mundo.


"A gente tinha terminado todas as gravações da segunda temporada e quase a montagem dos episódios. Estávamos quase entregando a parte 2 e ele já tinha escrito toda a temporada três", disse Malu Miranda, head de originais da Amazon no Brasil, sobre a época do falecimento do diretor em entrevista à coluna. Breno sofreu um infarto durante as filmagens do filme inédito Dona Vitória, em Pernambuco. 

Com o lançamento da segunda temporada de Dom, que aconteceu no mês passado na Prime Video, os atores relembraram a presença de Breno --que era constante nos bastidores da série.

"Para mim, foi um presente ele confiar essa história a mim e ter essa oportunidade de trabalhar com ele. Estar lá, sentir a energia no set e todo o entusiasmo que ele tinha. É uma perda para todo o cenário nacional. E a terceira temporada, quando vir, a gente vai estar honrando e colocando toda a energia que o Breno colocava também", contou Isabella Santoni, no mesmo bate-papo. Na trama,  ela intepreta Viviane, uma das mulheres que faz parte do bando de Pedro Dom. 

"Gravamos a primeira e segunda e estávamos bastante preparados para a terceira. Apesar de sempre ser algo desafior porque é um projeto dele. Mas acredito que ele ficaria feliz", completou Raquel Villar, que vive Jasmin, o par romântico de Dom. 

Presente em tudo e a todo lugar

Na segunda temporada de Dom, os personagens passeiam por diversas regiões do Brasil para contarem a história do protagonista. Em uma dessas passagens, o principal fica alguns meses preso no Espírito Santo --em que as gravações aconteceram no Uruguai.

Já na parte do flashback da vida do pai de Dom, Victor (Flávio Tolezani), o público acompanha a saga do policial em um missão em meados dos anos 1980 pela Amazônia em busca de uma quadrilha de tráfico de drogas. 

E, mesmo com a distância das locações, Breno dava um jeito para estar completamente absorto na dinâmica de trabalho da série.

"Ele dirigiu a segunda temporada inteira porque ele era bem fominha. Fazia questão de estar presente no máximo de lugares ao mesmo tempo. Além de ser produtor, show-runner, roteirista, diretor... Mas além de ser um cara muito apaixonado pelo que ele fazia, eu sentia que essa história era muito especial para ele por tantos anos em que desenvolveu o projeto", contou Gabriel Leone, que vive Dom.

"Agora sim estamos fazendo a terceira temporada sem ele presente fisicamente, mas com ele muito presente no set. De alguma forma, ele deixou a gente muito preparado para concluir essa história que era tão especial para ele", finalizou. 

*Texto de Daniele Amorim
Daniele Amorim é jornalista formada pela Anhembi-Morumbi com pós-graduação na USP. Apaixonada por música, séries, futebol, maquiagem e falar amenidades no Twitter. Siga: @eudaniamorim.