Maldição da CNN? O Grande Debate provocou demissões no canal

Previsto para ser relançado na grade de programação em abril, O Grande Debate tem um precedente nada agradável nos corredores da CNN Brasil: a maioria dos integrantes que passaram pelo quadro de discussão não estão mais no canal. Tem um pouco de tudo entre os demitidos: como aqueles que passaram do ponto durante o programa ao vivo ou não aguentaram a dinâmica superficial. A reclamação era que a emissora estava mais interessada no conflito a favor da audiência do que uma discussão saudável de lados diferentes do espectro político. Relembre:

Reinaldo Gottino

Titular do CNN Novo Dia, que era o programa que tinha O Grande Debate como quadro, o jornalista deu adeus ao canal de notícias em maio de 2020, dois meses após a estreia da emissora no Brasil, para voltar à Record. Tal situação aconteceu após Gottino se exceder na medição de uma discussão entre Gabriela Prioli e Tomé Abduch onde chegou a interromper a advogada. Na época, o comunicador afirmou que topou retornar para a TV aberta por conta da proposta.

Reprodução

Monalisa Perrone

A ex-Globo tornou-se a nova mediadora de O Grande Debate, que acabou movido para o Expresso CNN, após a saída de Gottino. Perrone, no entanto, não está mais no canal para acompanhar a reestreia do programa da grade. Ela foi demitida em dezembro de 2022 em um processo de corte de gastos.

Reprodução

Gabriela Prioli

Uma das revelações da CNN Brasil, a advogada quase saiu da emissora após o atrito com Gottino em O Grande Debate. No entanto, ela continuou na casa até o começo de 2023 na editoria de softnews onde ancorou o CNN Tonight ao lado de Mari Palma e Leonardo Karnal e fez seu programa de entrevistas À Prioli. Atualmente, a comunicadora está no elenco do Saia Justa do GNT.

Reprodução

Gisele Soares

A advogada ficou na função ocupada anteriormente por Prioli por um dia, mas foi afastada por motivos de saúde. Ela retornou ao quadro posteriormente até que sumiu de O Grande Debate sem grandes questionamentos da imprensa.

Reprodução

Augusto Botelho

Substituto de Prioli e Soares em O Grande Debate, Botelho também foi afastado do programa. No entanto, ele saiu do quadro após protagonizar uma discussão ríspida com Caio Copolla em meados de 2020 e fez um comunicado em suas redes sociais onde até alfinetou o colega de bancada. “Uma pessoa que coleciona inimigos por todos os lugares por onde passa, um dia vai precisar se dar conta de que o problema não são os outros. Imagino o sofrimento dessa constatação”, afirmou na época.

Reprodução

Marcelo Feller

O advogado chegou no quadro no lugar de Botelho, mas também acabou afastado. Mas, dessa vez, a CNN que optou por tirá-lo do cargo após cinco dias no programa. Neste período, o especialista trocou farpas com Coppola e teceu críticas ao na época presidente Bolsonaro por considera-lo “absolutamente omisso” com o número elevado de mortes causados pela pandemia de Covid-19.

Reprodução

Tomé Abduch

O político bolsonarista entrou na televisão como substituto de Caio Copolla em O Grande Debate. Ele protagonizou algumas discussões com Prioli quando o colega estava afastado por motivos de saúde. Tamanha visibilidade o fez entrar em outros circuitos favoráveis ao ex-presidente, como o canal Jovem Pan, que a ajudou a se eleger deputado estadual de São Paulo pelo partido Republicanos em 2022.

Reprodução

Caio Copolla

Depois de tanto protagonizar barracos com seus rivais, o comentarista saiu da CNN Brasil em 2021. Na época, a emissora afirmou que havia dispensado o ex-funcionário após não optar pela renovação do seu contrato. Naquele período, no entanto, ele estava no quadro Liberdade de Opinião, que era uma versão de O Grande Debate exibida às tardes na grade de programação.

Reprodução

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline