Morto aos 84 anos neste sábado (25), Juca Chaves deu dor de cabeça aos militares durante sua carreira. Na década de 1970 mudou-se para Portugal com intuito de fugir da rigidez do regime no Brasil, mas também foi obrigado a sair do país europeu por incomodar os governantes com suas músicas e humor afiado.
Nascido em 1938, o humorista iniciou sua carreira no final da década de 1950 tocando trovas suaves. No entanto, Juca passou a usar sua arte como forma de criticar a sociedade brasileira e o contexto político atual, como a ascensão dos militares ao poder. E, por conta de sua forma de contar histórias por meio das músicas, Juca foi apelidado de O Menestrel Maldito por Vinícius de Morais.
Em meados da década de 1970, Juca optou por se exilar em Portugal por conta da ascensão militar no Brasil. Na época, o país era comandado pelo salazarismo --em referência ao regime político fundado por António de Oliveira Salazar.
Juca, no entanto, não parou de produzir obrar satíricas e também irritou os militares portugueses quando fez uma piada sobre Salazar durante um show. Ele optou por viver na Itália nos anos seguintes até voltar para o Brasil na década de 1980.
O veterano faleceu na madrugada deste sábado (25) aos 84 anos, mas a causa do óbito não foi revelada. Ele estava internado no hospital São Rafael em Salvador, Bahia, para tratar problemas cardíacos e respiratórios.
O Menestral Maldito deixa a esposa Yara Chaves e as filhas Maria Morena e Maria Clara.
*Texto de Daniele Amorim
Daniele Amorim é jornalista formada pela Anhembi-Morumbi com pós-graduação na USP. Apaixonada por música, séries, futebol, maquiagem e falar amenidades no Twitter. Siga: @eudaniamorim