Gabriel Perline

Na geladeira da Globo, Fernanda Gentil é dispensada após 14 anos

Último trabalho da apresentadora da emissora foi no fatídico Zig Zag Arena, que foi mal recebido pelo público

Fernanda Gentil foi demitida da Globo após quase 15 anos na emissora
Foto: João Cotta/Globo
Fernanda Gentil foi demitida da Globo após quase 15 anos na emissora


Fernanda Gentil foi dispensada pela Globo após 14 anos de contrato fixo. A informação foi confirmada pela emissora nesta segunda-feira (20), que acrescenta que a profissional ainda pode ser acionada para novos projetos em acordos pontuais --como já acontece com outros ex-funcionários da casa. 


"[Fernanda Gentil] segue com as portas abertas para possíveis projetos, seguindo os novos modelos de contratação, como já acontece com outros talentos", disse a assessoria de imprensa da Globo, em resposta à coluna de Patrícia Kogut. 

A jornalista chegou na Globo como funcionária da SporTV em meados de 2009 como repórter e, posteriormente, apresentadora do programa É Gol!. Ela, então, migrou de vez para a TV aberta quando tornou-se colunista de esporte no Jornal da Globo em 2011. 

Nos anos seguintes, Fernanda foi repórter e apresentadora do Esporte Espetacular e titular do Globo Esporte SP e Globo Esporte RJ. Neste período, a loira conquistou o público durante as coberturas esportivas das Copas do Mundo de 2010, 2014 e 2018.

A partir de 2019, a jornalista migrou do Esporte para área do Entretenimento e tornou-se apresentadora do Se Joga. O programa, no entanto, não se deu bem na grade de programação ao perder sucessivamente em audência à Record. 

Em 2021, Fernanda ganhou o Zig Zag Arena para comandar. Mas, a exemplo do Se Joga, o programa que envolvia competição de grupos também não empolgou o espectador --que pouco entendia a dinâmica do formato inédito. O título acabou em dezembro do mesmo ano, e a loira ganhou um ano sábatico da emissora até que um novo projeto  surgisse no horizonte.

Tal programa não apareceu, e a Globo optou por encerrar o contrato fixo da jornalista nesta segunda-feira (20). Agora, ela tem liberdade para trabalhar em outras emissoras ou até em plataformas de streaming. 

*Texto de Daniele Amorim
Daniele Amorim é jornalista formada pela Anhembi-Morumbi com pós-graduação na USP. Apaixonada por música, séries, futebol, maquiagem e falar amenidades no Twitter. Siga: @eudaniamorim