BBB 23: Quantas vezes tina sofreu racismo dentro da casa

Recém-eliminada da casa mais vigiada do Brasil, Tina foi vítima de racismo por diversas vezes desde que seu nome foi anunciado no elenco do programa. Seja por seu cabelo, seu comportamento e até mesmo seu país de origem (Angola), a modelo foi alvo de demonstrações preconceituosas dentro e fora da casa do BBB 23. Veja alguns casos:

Recusada a ser beijada

Um dos cenários em que Tina recebeu uma demonstração de racismo dentro da casa foi durante uma festa do líder. Na ocasião, dois brothers não quiseram beijá-la. A participante Key Alves tentou arrumar uma companhia para a sister durante a festa e saiu em busca de quem quisesse trocar afetos com a modelo. Key não falou o nome da sister para os brothers abordados, e eles tentaram adivinhar por chute. Após errarem, a jogadora falou que era Tina e, automaticamente, um deles disse: "Ah, não. Tá maluca?”. O comentário ofensivo gerou revolta na internet e fez com que diversos famosos comentassem que ”falas ofensivas geram grandes gatilhos”.

Reprodução/Instagram

Ser mulher grosseira e não mulher de opinião?

Tina ganhou fama de grosseira, mal educada, desrespeitosa, entre muitos outros adjetivos negativos por alguns participantes do reality. O descontentamento do público subiu o questionamento do porquê a modelo estaria sendo rotulada dessa maneira. Muitos famosos saíram em defesa da sister, como a ex-BBB Camila de Lucas e a cantora Teresa Cristina, que alegaram que também já sofreram isso apenas por se posicionarem a respeito de algum assunto. Elas alegaram que se não fosse a Tina os brothers consideraram apenas uma mulher de "opinião forte”. Mas por ser preta, ela entra no estereótipo de "preta raivosa".

Reprodução/Instagram

Retirada de suas tranças e reação de Gabriel Fop

O reality marcou uma das cenas mais simbólicas e representativas das temporadas. A modelo, que é angolana, retirou suas tranças com a ajuda de outros participantes negros, e assumiu o black power. Durante o processo, Tina cantou uma reza em umbundu, segunda língua mais falada na Angola. Mesmo com muitos participantes elogiando o novo visual da sister, teve quem não gostou. O tóxico Gabriel Fop foi pego pelas câmeras fazendo “cara de nojo” ao ver o cabelo novo da participante. O ato do modelo foi extremamente mal visto e apontado pelos internautas em várias redes sociais.

Reprodução/Twitter

Não apenas no BBB 23

Logo após sua eliminação do reality, Tina foi ao programa da Ana Maria Braga e as coisas não saíram conforme o planejado. Durante a entrevista, a apresentadora ressaltou que a modelo era de Angola e pediu para a produção colocar algumas imagens do país; porém, as cenas mostradas eram de guerras, massacres, situações de pobreza e fome. A escolha das imagens fez com que muitos telespectadores ficarem incomodados e surpresos, pois a produção teria optado por mostrar apenas a parte ruim do país e as praias, centros comerciais, paisagens naturais e cultura ficassem de fora.

Reprodução/Twitter

Fique por dentro =)

Acompanhe tudo pelas redes sociais

Gabriel Perline