Quem é Samara Joy? Conheça a cantora que "roubou" o Grammy de Anitta

Os fãs de Anitta estão revoltados com a derrota da funkeira no Grammy Awards na noite de domingo (5). Ela concorria ao prêmio de Artista Revelação, mas acabou desbancada pela norte-americana Samara Joy, que tem enfrentado uma onda de ataques de ódio nas redes sociais pelo simples fato de ter vencido a categoria. Mas afinal de contas, quem é Samara Joy?

Jazz

Samara Joy é uma cantora de jazz, tem apenas 23 anos de idade e cresceu no Bronx, um dos bairros mais periféricos de Nova York. Ela passou a ganhar notoriedade ao vencer o Sarah Vaughan International Jazz Vocal, uma competição de seu estilo musical, em 2019. Já em 2021, foi eleita Artista Revelação pela revista JazzTimes.

Reprodução/Instagram

Família musical

Ela vem de berço musical. Seus avós lideraram o coral gospel The Savettes, na Filadélfia, e seu pai foi baixista da banda que acompanhava o cantor Andraé Crouch.

Reprodução/Instagram

Números modestos

Samara não é necessariamente um fenômeno das mídias digitais, como Anitta. Em seu Instagram, antes de ser anunciada a campeã na categoria Artista Revelação, ela contava com apenas 144 mil seguidores. No Spotify, seu desempenho é melhor: ela conta com 457 mil ouvintes mensais. Mas isso nem chega perto dos números da brasileira.

Reprodução/Instagram

Dois discos

O primeiro álbum da cantora foi lançado em 2021, e batizado com seu próprio nome, Samara Joy. No ano seguinte, ela lançou o disco Linger Awhile, e atualmente sua música mais popular nas plataformas de streaming é Warm in December.

Reprodução/Instagram

Campeã

"Muito obrigada por esta honra, obrigada a todos que me ouviram, que me apoiaram. Todos vocês são tão inspiradores por serem quem são. Você se expressa exatamente com quem você é autenticamente. Então, para estar aqui, apenas sendo eu mesmo, apenas sendo quem eu nasci. Estou muito agradecida", disse ela em seu discurso.

Reprodução/Instagram

Dois troféus

Além do prêmio de Artista Revelação, Samara Joy também ganhou o troféu de Melhor Álbum Vocal de Jazz.

Reprodução/Instagram

Anitta

O Brasil não era representado nesta categoria do Grammy há 58 anos, desde quando Astrud Gilberto figurou entre os destaques daquele ano. Anitta construiu uma carreira focada no mercado internacional, mas acabou desbancada por Samara Joy. Os fãs da brasileira estão revoltados e desde o anúncio do resultado da premiação, a cantora de jazz tem sofrido diversos ataques em seu perfil no Instagram.

Reprodução/Instagram

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline