Gabriel Perline
Exclusivo

Faustão terá programa reformulado na Band e ganha meta de audiência

Atração seguirá diária na programação da emissora e com compromisso de atingir maior público

Foto: Divulgação/Band
Fausto Silva retorna à programação da Band em programa diário


Quando Fausto Silva estreou na Band foi uma empolgação só: audiência nas alturas, boas críticas, ótimo faturamento comercial. Mas nada disso se sustentou ao longo de 2022. Suas últimas edições mal atingiram os 3 pontos no Ibope da Grande São Paulo e muitos cortes foram feitos na equipe para a atração fechar no azul. Mas em 2023 tudo será diferente.


Fontes da alta cúpula da emissora relataram à coluna que todos os envolvidos, incluindo o próprio Faustão, chegaram à conclusão de que o programa precisa de uma atualização em termos de formato. E novos quadros, ainda em fase de finalização, serão lançados em sua retomada ao vivo.

Outro fator pontuado é que a audiência final do Faustão na Band precisa aumentar. Primeiro, porque há o entendimento de que o apresentador é um pilar da TV brasileira e merece mais projeção. E segundo porque todo o investimento feito pela emissora em sua vinda precisa começar a surtir efeitos práticos.

O que uma fonte da alta cúpula disse à coluna é que a meta do Faustão na Band para 2023 é atingir os 5 pontos no Ibope. Este é o índice mínimo considerado como aceitável para a atração. E todas as armas possíveis serão usadas para que isso aconteça.

A Band, em contato com a coluna, disse que não foi imposta nenhuma condição de audiência a Fausto Silva. Mas iremos manter essa informação, porque nossa fonte foi uma das que participou das conversas em torno das novas diretrizes a serem adotadas.

Outro fator imprescindível para a saúde financeira do programa é o enxugamento drástico na equipe de Faustão. Para se ter uma noção, quando chegou na Band, ele contava com cinco núcleos, e cada um era responsável por um programa da semana. Tinha a equipe de segunda-feira, a de terça-feira, e assim por diante. Agora é um time só. E muita gente foi desligada.

O balé também sofreu cortes drásticos em dezembro. Mas o grupo de bailarinas irá retornar. Em um número consideravelmente menor que o anterior. E ainda existe a dúvida se algumas das demitidas retornam ou não ao programa neste ano.

Fausto Silva tem um acordo firmado com a Band até 2025. Portanto, há tempo para criar soluções e fazer o apresentador voltar a ter uma audiência correspondente a seu peso e relevância na TV.