Racismo, briga e morte da rainha: Harry expõe segredos da Família Real

Com a divulgação e estreia de sua autobiografia Spare (O que sobra, em português), Príncipe Harry abriu o jogo sobre diversos segredos da Família Real em entrevistas à TV. Assuntos como a morte de sua avó, a rainha Elizabeth II, sua relação com sua madrasta Camilla Parker Bowles, o afastamento de rei Charles III, e do irmão, William, além da morte da própria mãe, Lady Di. Confira:

Morte de Diana

O assunto aguardado por todos durante a entrevista foi a morte da princesa Diana, sua mãe. Harry revelou que por muito tempo achou que ela estava viva e que o acidente que a matara era planejado para ela poder fugir dos paparazzi e da Família Real. "Por muito tempo eu recusei a acreditar que ela tinha partido. Ela jamais faria isso com a gente, mas parte de mim acreditava que talvez isso era parte de um plano…", disse o príncipe, que tinha apenas 12 anos quando a mãe morreu.

Reprodução/Instagram

Fotografias sobre o acidente de Lady Di

Além disso, Harry também revelou que pediu para ver fotos e relatos do acidente que matou Lady Di: "Eu estava procurando evidências de que aquilo realmente aconteceu, de que era verdade. Mas também queria algo para me machucar, porque naquele momento eu estava muito anestesiado em relação a tudo."

Reprodução/Instagram

Nova investigação

Harry ainda foi questionado sobre abrir uma nova investigação sobre o caso e alegou que não mudaria muita coisa, além de não ver necessidade disso agora. Ele também alegou que bebeu e usou drogas psicoativas para conseguir lidar com o luto. "Eu queria entorpecer meus sentimentos, ou queria me distrair do que quer que eu estivesse pensando". O príncipe também usou cogumelos e Ayahuasca. "Eu nunca recomendaria que as pessoas fizessem isso de forma recreativa. Para mim, eles limpam os para-brisas da miséria da perda. Eles limparam essa ideia que eu tinha na cabeça, que eu precisava chorar para provar para minha mãe que eu sentia falta dela. Quando na verdade, tudo que ela queria era que eu fosse feliz", concluiu.

Reprodução/Instagram

Relação com a madrasta

Durante a entrevista, o duque de Sussex diz que Camilla Parker era vista como uma "vilã" e precisava recuperar sua imagem. Harry alegou que ele e o irmão pediram para o pai não se casar com ela, que faria mais mal do que bem, e disse que ela acabou se tornando uma pessoa "perigosa" pelas conexões que tinha na imprensa britânica. Além disso, ele acusa a madrasta de vazar histórias para a imprensa para recuperar sua imagem: "Certos membros da família foram 'para a cama com o diabo' para reabilitar sua imagem". Apesar das desavenças, o príncipe diz sentir compaixão pela madrasta.

Reprodução/Instagram

Relação com Charles e William

Um dos assuntos mais falados recentemente nos portais de notícias é o afastamento de Harry e seu irmão, William, e seu pai, o rei Charles terceiro. Harry considera que recebeu um tratamento "abusivo" da família nos últimos anos e alega ter ficado em silêncio durante muito tempo. Além disso, ele afirma que quer se reconciliar e "ter seu irmão de volta", porém, diz que não reconhece sua família mais. "Tanto quanto eles não devem me reconhecer também", disse.

Reprodução/Instagram

Reação da rainha Elizabeth com a saída de Harry da realeza

Harry diz que a avó não ficou surpresa quando ele e Meghan decidiram deixar os papéis da realeza: "Eu e minha vó tínhamos uma ótima relação. A saída não foi surpresa para ninguém, muito menos para ela. Ela sabia o que estava acontecendo e como era difícil. Ela nunca me disse que estava brava. Eu acho que ela ficou triste por ter chegado a esse ponto". O príncipe também foi questionado pelo jornalista Anderson Cooper por que não abdicou de seus títulos reais e Harry rebateu: "Que diferença isso faria?”.

Reprodução/Instagrm

Morte de sua avó

Harry afirma que foi excluído dos planos da família na morte da rainha: "Eu perguntei para o meu irmão. Eu disse: 'Quais são os seus planos? Como você e Kate chegarão lá (em Balmoral)'. E aí, algumas horas depois, todos os membros da família que moram na área de Windsor e Ascot estavam em um avião juntos". Harry também contou como foram seus últimos momentos com sua avó. O duque se despediu de Elizabeth e disse ter ficado feliz por ela: "Eu fiquei feliz de verdade por ela. Porque ela concluiu a vida, e seu marido (príncipe Philip) estava esperando por ela. E os dois estão sepultados juntos”, concluiu.

Reprodução/Instagram

Racismo na Família Real

Harry disse que a Família Real não é racista. Apesar de sua esposa, Meghan, ter dito que um dos membros da família questionou qual seria a cor da pele do primogênito do casa, Archie, Harry afirmou que a mulher nunca disse que a família era racista e ainda defendeu: "Há uma diferença entre racismo e um preconceito inconsciente". O duque ainda defendeu Lady Susan Hussey que se envolveu em uma polêmica de racismo no ano passado. Ela deixou seu cargo em Buckingham após questionar repetidamente a origem de Negozi Fulani, uma ativista britânica que participava de um evento no Palácio. As duas se reencontraram depois e Negozi aceitou o pedido de desculpas de Susan.

Reprodução/Instagram

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline