Travessia: 10 personagens irrelevantes, sem história e sem função

Dizer que Travessia é uma das piores novelas já feitas pela Globo é chover no molhado. Mas o espantoso é ver um elenco tão cheio de personagens completamente sem função em uma trama. Gloria Perez não desenvolveu enredo e tramas para todos as figuras de sua história, deixando-os completamente avulsos em meio a um mar de situações inverossímeis que ela criou para exibir no horário nobre da líder de audiência. Confira 10 personagens que aparecem quase diariamente, mas que são irrelevantes:

Nunes

Orã Figueiredo é um ator gigante, que fez uma participação maravilhosa na primeira fase do remake de Pantanal, mas que pegou um personagem extremamente caricato e sem roteiro. Ele é dono do bar em Vila Isabel onde o núcleo pobre de Travessia se encontra. E até o momento, sua única função foi ser feito de trouxa por uma sugar baby e brigar com uma advogada para não por rampa de acesso a cadeirantes em seu estabelecimento.

Divulgação/Globo

Gil

Rafael Losso coleciona trabalhos em séries de sucesso do streaming e também em novelas da Globo que foram bem de audiência no horário nobre, como O Outro Lado do Paraíso (2017) e Império (2014), mas em Travessia ele está completamente sem função. Ele não tem uma trama própria, vive em função de Ari (Chay Suede) e nem mesmo seu romance com Talita (Dandara Mariana) se desenvolveu em uma trama paralela.

Divulgação/Globo

Lídia

Ver Bel Kutner neste papel é uma tristeza sem fim. Atriz tarimbada, com passagem por novelas relevantes que entraram na história da TV brasileira, foi reduzida a uma secretária, cuja função é apenas atender o telefone e levar broncas de Cidália (Cassia Kis). Houve um momento em que a personagem parecia desenvolver uma trama paralela, falando de suas aventuras por aplicativos de relacionamento. Mas isso foi citado duas ou três vezes na novela inteira. E nada mais foi desenvolvido para ela.

Divulgação/Globo

Dona Olímpia

Outra atriz que dá pena de ver em Travessia é Betty Gofman. Embora seu timing para o humor seja maravilhoso, a fofoqueira recauchutada de Vila Isabel até agora não disse a que veio. Seria mentira se este colunista que vos fala dissesse que nunca deu uma risada sincera com a personagem. Mas ela não tem função nenhuma na novela. Nem mesmo as fofocas que ela espalha vão para frente ou causam algum impacto na vida da vizinhança.

Divulgação/Globo

Leonor

Gloria Perez deveria ser processada por colocar a brilhante Vanessa Giácomo, que já protagonizou e antagonizou novelas excelentes da Globo, em um papel tão bobo, irrelevante e datado. Em Travessia, a personagem Leonor vive apenas para encontrar um homem para se casar. Essa é sua história. No início da novela, quando seu impasse com sua irmã Guia (Alessandra Negrini) estava intenso por conta do casamento com Moretti (Rodrigo Lombardi), seu ex-noivo, até que sua trajetória foi interessante. Mas parou por aí.

Divulgação/Globo

Vandami

A gente sabe do apreço que Raul Gazolla tem por Gloria Perez, sua ex-sogra, mas convenhamos que Vandami é um dos personagens mais irrelevantes de Travessia. Ele mais tenta ajudar Brisa (Lucy Alves) e Otto (Romulo Estrela) a se entenderem nos momentos de crise, mas acaba aí. Até mesmo sua academia a céu aberto é esquecida pela autora, que passa capítulos consecutivos sem exibir nada no local.

Divulgação/Globo

Júlia

Aposto que se te perguntarem algo sobre a Júlia de Travessia você certamente buscará na memória quem é essa personagem. A atriz Nathália Falcão está em sua primeira novela, embora tenha atuado em séries relevantes no streaming. E ela foi "punida" por Gloria Perez para ser a melhor amiga de Chiara (Jade Picon). Ou seja, vive em função da ricaça e mimada, e não desenvolveu nenhuma trama em torno de si mesma.

Divulgação/Globo

Tia Cotinha

Ver Ana Lucia Torre na TV é sempre um deleite, mesmo quando subaproveitada. Mas no caso de Travessia, sua personagem, embora faça a ponte entre diversas outras figuras relevantes da trama, não tem uma história própria. Sua casa parece uma pensão, vive abarrotada de parentes desabrigados, e ela mesma não tem um arco próprio. Serve apenas para fazer fofocas e dar abrigo às sobrinhas.

Divulgação/Globo

Rudá

Quando Travessia começou, o personagem de Guilherme Cabral deu indícios de que teria uma boa trajetória. Afinal, foi ele quem fez a montagem com o rosto de Brisa, que a colocou em uma fake news de tráfico de crianças. Mas parou por aí. Até mesmo a questão da assexualidade do jovem não ganhou uma narrativa na trama. A verdade é que Rudá está sem arco na trama.

Divulgação/Globo

Yone

A delegada assistente de Helô (Giovanna Antonelli) aparece sempre nas cenas da delegacia ou no apartamento de sua colega de trabalho. E só. Ninguém sabe o que ela faz nas horas vagas, onde vive, o que pensa, o que come... Está ali de alegoria para a chefa.

Divulgação/Globo

BÔNUS: Chiara

Uma das personagens mais irritantes de Travessia é Chiara. Além de Jade Picon ter uma atuação sofrível, a menina não se desenvolve na trama. A gente bem sabe que a questão de sua real paternidade é um dos pilares rocambolescos que Gloria Perez criou, mas Chiara só quer saber de balada, make e lives no Instagram. Ela é tão incompetente e irrelevante na história que não foi capaz de investigar a história de sua mãe biológica.

Divulgação/Globo

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline