Gabriel Perline

Rafa Kalimann vira dor de cabeça na Globo após ganhar papel em novela

A influenciadora não poderá estrear na nova novela da Globo enquanto não tiver seu DRT

Foto: Reprodução/Instagram
Rafa Kalimann não poderá estrear novela da Globo, de acordo com sindicato

Rafa Kalimann foi escalada para a nova novela da Globo, Vai Na Fé, porém, de acordo com o Sated-RJ (Sindicato Artístico e Tecnicos em Espetaculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) informou que a influenciadora não possui a autorização para atuar em novelas, o famoso DRT, mesmo já estando escalada para a próxima novela das sete, que tem previsão de estreia para 16 de janeiro. 

Em entrevista à colunista Fábia Oliveira, do Em Off, o presidente do sindicato, Hugo Gross, disse que até o atual momento nenhum pedido de autorização especial ou específico da emissora chegou a ele para que Rafa Kalimann possa atuar na novela. Além disso, declarou que a Globo já foi avisada várias vezes que a solicitação para atuação de pessoas que não são atores deve ser feita previamente à contratação, e com a justificativa.  

"A atitude da Globo desrespeita a lei 6533/78 e a convenção coletiva de trabalho, além de descredibilizar a própria emissora, o sindicato, causando constrangimento à própria trabalhadora que ficam expostas e em caso de negativa ao pedido", disse Gross, alegando também que existem vários perfis profissionais registrados com o mesmo problema da influenciadora.

Ano passado, a influenciadora já havia recebido uma autorização do sindicato para atuar na série Rensga Hits!, no GloboPlay. 

"Mas foi apenas para este produto, continua sem o registro profissional. O Sated irá lutar sempre a favor da categoria e vamos usar dos meios legais para tal defesa sempre com união e determinação", finalizou Gross.

Vale lembrar também que isso aconteceu com a nova atriz da casa, Jade Picon, um pouco antes dela estrear em Travessia. A influenciadora quase perdeu o papel por falta da liberação do sindicato, que concedeu uma licença provisória a ela para poder atuar.

Além disso, Gross foi questionado pela equipe da Folha de S.Paulo sobre uma possível autorização especial para a ex-BBB, e ele afirmou ser "pouco provável" que isso aconteça. 

*Com a colaboração de Victória Rossi