Galãs da Globo e ex-jogador: 39 famosos brasileiros que saíram do armário em 2022

O ano de 2022 foi marcado por diversas revelações no mundo dos famosos. Galãs de novelas, mocinha de folhetim do horário nobre da Globo, atores veteranos, cantor gospel, ex-jogador de futebol... Diversas pessoas tiveram coragem de assumir suas sexualidades. Outros, foram tirados do armário após suas mortes. Veja a lista:

Alejandro Claveaux

Galã da série Rensga Hits, do Globoplay, Alejandro Claveaux aproveitou o fato de interpretar um cantor sertanejo gay que vive no armário para tornar pública a sua orientação sexual. Na festa de lançamento da série, ele falou pela primeira vez que tem um namorado, mas optou por não revelar a identidade do amado por ele não ter uma vida pública.

Reprodução/Instagram

Aline Dahlen

Uma das maiores vilãs da história do Big Brother Brasil, Aline Dahlen voltou aos holofotes em 2022 ao participar do Ilha Record. Ela ficou poucos dias no reality show, pediu para sair e logo depois anunciou seu namoro com Melina Requião. Aline já havia se relacionado com outros homens, e teve um namoro público com Sérgio Mallandro.

Reprodução/Instagram

Aline Wirley

Em um podcast com Kelly Key, em 2021, Aline Wirley acabou revelando que já havia beijado outras mulheres, mas não tinha se assumido bissexual. Foi com a publicação de seu marido, Igor Rickli, que pela primeira vez foi dita sua orientação sexual.

Reprodução/Instagram

Armando Babaioff

Armando Babaioff acabou se assumindo gay perante os fãs de uma maneira inusitada: ele completou 41 anos de idade em abril e ganhou uma declaração de amor por parte de seu namorado, Victor Novaes, em uma publicação no Instagram, que foi descoberta por seus admiradores somente em maio. E ele não se intimidou e respondeu à altura. "Você é luz por onde passa, garoto! E pra mim não seria diferente. Que bonito poder celebrar a sua vida com tanta alegria e juntos novamente, do jeito que você gosta. Obrigado por poder compartilhar essa vida contigo, meu amor, meu amigo, meu mala-favorito. Obrigado por ser inspiração e gentileza nessa vida tão maluca. Amo você, cara!", escreveu Victor na homenagem. "Amo você e tudo o que você representa", respondeu Babiaoff.

Reprodução/Instagram

Bernardo Langlott

Conhecido por ter vivido um breve romance com Gloria Maria, o ator Bernardo Langlott resolveu falar abertamente sobre sua sexualidade no início de 2022. Ele engatou um relacionamento com o jornalista Betoh Cascardo e os dois chegaram a protagonizar um ensaio nu.

Reprodução/Instagram

Camila Farani

Uma das mulheres mais influentes da América Latina, a empresária e ex-jurada do Shark Tank Brasil assumiu seu namoro com Tula Tavares. Camila disse em uma entrevista que nunca se abriu sobre o assunto porque nunca perguntaram antes sobre o assunto. Mas ela comentou que logo após a revelação, perdeu mais de 6 mil seguidores nas redes sociais.

Reprodução/Instagram

Candice Carvalho

A correspondente da Globo em Nova York nunca escondeu sua orientação sexual de ninguém em suas publicações nas redes sociais. Mas somente em 2022 que o grande público soube de fato que Candice Carvalho é lésbica após ela compartilhar fotos de seu casamento com Mônica Maria Barbosa, diretora do Globo Repórter. "Te amo mil vezes e muito mais. Recém-casadas e contagiadas por dias inesquecíveis com pessoas tão maravilhosas", escreveu ela no Instagram.

Reprodução/Instagram

Christiana Guinle

A atriz, que atuou nas novelas Lado a Lado (2012) e Boogie Oogie (2014), revelou recentemente ser gênero fluido, e que se descobriu apenas com 57 anos. Embora seja considerada uma "descoberta tardia", ela não se arrepende e acredita que pode viver a vida sem medo de se expor.

Reprodução/Instagram

Claudia Rodrigues

A atriz revelou em uma entrevista que nunca tinha nem cogitado a ideia, muito menos sentido atração por alguma mulher, mas que a atual namorada, Adriane Bonato, mudou totalmente seu conceito. As duas assumiram o namoro recentemente nas redes sociais, mas a atriz ressalta que não se enxerga nem como lesbica nem como bi, apenas ama Adriane.

Reprodução/Instagram

Deborah Secco

A atriz se assumiu bissexual recentemente e deixou bem claro em suas redes sociais que "gosta de pessoas". Atualmente ela é casada com o ator e produtor Hugo Moura, mas já se envolveu com outras mulheres no passado.

Reprodução/Instagram

Emerson Ferreti

O ex-goleiro se revelou homossexual aos 50 anos, e só conseguiu falar abertamente sobre o tema 15 anos após aposentar as luvas. "Eu consegui sobreviver! Parei de jogar com 35 anos, fui até o final, joguei em vários clubes. Sei que a fama me prejudicou bastante, poderia até ter tido muito mais sucesso, conquistado mais coisas. Mas, em uma avaliação da minha carreira, acredito que foi muito positiva. O fato de ser gay não me parou, eu fui até o final", disse em entrevista ao podcast Nos Armários dos Vestiários.

Reprodução/Instagram

Felipe Ribeiro

Após viver um homofóbico na novela Babilônia (2015), Felipe Ribeiro interpretou um gay na série Maldivas, da Netflix. Ao analisar o contraponto de seus personagens, ele acabou falando de sua orientação sexual à Quem. "Eu me considero livre sexualmente, meu último relacionamento foi com um homem, mas sinto que tem algo de gente, pessoas, de química."

Reprodução/Instagram

Fernanda Souza

Após um longo relacionamento com o cantor Thiaguinho, Fernanda Souza assumiu o namoro com Eduarda Porto, sua amiga de infância. "Foi por causa do autoconhecimento que eu entendi o quanto falar sobre esse assunto me faz bem, iluminou completamente a minha relação com a minha família e até me ajudou a acolher a descoberta de um novo amor. O tempo investido em olhar para dentro traz transformações amorosas e potentes. Quando você se conhece e se ama, você banca quem você é", disse ela em entrevista.

Reprodução/Instagram

Gil Monteiro

O cantor gospel revelou ser gay durante uma live e contou que sofreu muito preconceito por causa da igreja: "Fui convidado a não tocar em nenhum evento da diocese".

Reprodução/Instagram

Igor Benevenuto

O arbitro se declarou homosexual no podcast Nos Armários dos Vestiários, tornando-se o primeiro juiz da Fifa a se declarar gay publicamente.

Reprodução/Instagram

Igor Rickli

Galã de novelas da Record, Igor Rickli resolveu assumir sua bissexualidade assim que o contrato com a emissora de Edir Macedo chegou ao fim. Casado com a cantora ALine Wirley, ele acabou revelando também a orientação de sua mulher. "Celebramos a diversidade como divina. Entendemos o sexo pelo viés da saúde e não do erótico. Nossa bissexualidade só potencializa nossa relação. Curamos um ao outro na nossa dualidade. Trabalhamos para manifestar o sagrado masculino e feminino em harmonia em cada um de nós. Nos reconhecemos como parceiros e não como posse um do outro", escreveu no Instagram.

Reprodução/Instagram

Jefferson Campos

O ex-jogador de basquete, que atuou por 13 temporadas no NBB, falou pela primeira vez de sua sexualidade ao se declarar ao humorista Júnior Chicó, seu namorado, em pleno Dia dos Namorados.

Reprodução/Instagram

Jotta A

Em abril de 2022, a cantora se assumiu uma mulher trans. O processo de escolha de seu novo nome foi demorado, mas ela decidiu basicamente manter o nome artístico de antes, que a projetou na cena gospel, e apenas incluiu a letra A no final. Antes de transicionar, Jotta A foi indicada ao Grammy Latino por conta do álbum religioso intitulado Geração Jesus.

Reprodução/Instagram

Julia Dallavia

Foi durante as gravações de Pantanal, novela de sucesso da Globo na qual interpretou a personagem Guta, que Julia Dallavia falou com o jornal O Globo e deu a entender que se relaciona tanto com homens quanto com mulheres. "Se sou bi ou não, hétero ou não. Gosto de pessoas, com que me identifico e conecto", disse.

Reprodução/Instagram

Lucy Alves

O romance entre a protagonista de Travessia e a produtora Victoria Zanetti veio à tona em abril, quando as duas foram fotografadas aos beijos em um restaurante no Leblon. Ela ainda ressaltou que nunca escondeu sua sexualidade, apenas não falava sobre o assunto, e que ficou impressionada quando as fotos repercutiram na mídia.

Reprodução/Instagram

Maeve Jinkings

A atriz de novelas da Globo, como A Regra do Jogo (2015) e Onde Nascem os Fortes (2018), revelou sua sexualidade em suas redes sociais, mas também declarou que o assunto surgiu primeiramente com sua família. Após uma discussão, Maeve contou aos parentes sobre suas experiências com outras mulheres, e que todos reagiram de maneira positiva.

Reprodução/Instagram

Maitê Proença

A atriz teve um namoro de quase um ano com Adriana Calcanhoto, mas somente no início de 2022 ela falou abertamente sobre a sexualidade. As duas mantiveram uma relação bem discreta, mas sofreram ataques preconceituosos quando o relacionamento virou público. A atriz já havia se envolvido com outras mulheres antes da cantora: ela foi casada com Suzana de Moraes em 2015, mas o relacionamento não durou.

Divulgação/Globo

Marcio Mendes

O cantor do Trio Los Angeles revelou ser homossexual aos 72 anos. Marcio Mendes declarou que no podcast Papagaio Falante que não tem nenhum namoro, não gosta desse clichê de "homem e mulher" ou "marido e marido", apenas pessoas que se amam e cuidam uma da outra.

Reprodução/Instagram

Marcos Caruso

Outro veterano muito discreto em sua vida pessoal é Marcos Caruso. Em 2022, durante uam viagem a Portugal, sua orientação sexual se tornou conhecida porque Marcos Paiva, namorado do ator desde 2018, resolveu postar uma foto dos anéis de compromisso que os dois haviam comprado em uma viagem a Portugal. Foi o que bastou para a internet logo acreditar que os dois estavam casados, fato que Caruso, que foi casado por 20 anos com Jussara Freire, prontamente desmentiu. "Estamos muito felizes e, na medida do possível e do querer, discretos", disse ao Gshow.

Reprodução/Instagram

Maria

Até sua participação na novela Amor de Mãe, Maria era uma personalidade pouco conhecida pelo grande público. Mas assim que entrou no BBB 22, uma das primeiras coisas que ela fez questão de deixar claro era sua sexualidade. "Quem é que é mulher 'do vale' aqui? Só eu?", instigou a atriz e cantora, que acabou expulsa do programa após agredir Natália Deodato. Em sua curta passagem pelo programa, ela ficou com Eliéser e com Linn Da Quebrada.

Reprodução/Instagram

Matheus Lisboa

O público ficou surpreso ao descobrir que Matheus Lisboa é bissexual. Afinal, ele ficou conhecido no BBB 16, onde protagonizou um romance com a vice-campeã Maria Claudia, a Cacau, e o público shippou bastante o casal. Mas ao participar do De Férias com o Ex Caribe: Salseiro Vip, ele saiu do mar como ex-namorado do influenciador Gabriel Rocha, conhecido como Laddy Nada.

Reprodução/Instagram

Ney Latorraca

Durante muitos anos, Ney Latorraca manteve sua vida pessoal sob sigilo perante o público. Mas em uma entrevista ao Gshow, em agosto, ele resolveu falar sobre seu casamento de quase 30 anos com o ator e produtor Edi Botelho: "Uma pessoa que conhece os verbos, a vida, me trata muito bem. É bom voltar para casa e ter uma pessoa que te ama, te faz bem, é saudável. Admiro a integridade e a maneira que ele olha para mim, acho bonito isso."

Divulgação/Globo

Pedro Sampaio

O DJ disse que não quer ter sua sexualidade em uma "caixa". Em entrevista para o G1, ele declarou que se sente livre para ficar com homens e mulheres.

Reprodução/Instagram

Rafael Theophilo

Estreante em novelas, o ator de 36 anos foi escalado para interpretar Hugo Sá em Cara e Coragem, na Globo. Seu personagem passou boa parte da trama escondendo sua sexualidade por medo de perder trabalhos por ser gay. "Por muito tempo, me senti inferior, achei que ser gay era um erro e que nunca seria bom o suficiente. Isso me causou traumas e crenças que ainda venho descobrindo e curando", disse em entrevista ao site Heloisa Tolipan.

Divulgação/Globo

Renata Gaspar

A atriz, que atuou na novela Um Lugar ao Sol (2021), revelou-se bissexual. Ela comentou que viveu relações lésbicas abusivas. "Teve violência física também, mas eram namoros com mulheres. Isso muda muito, as forças são diferentes. Eu agredi e fui agredida. Foi difícil sair dessas relações, era como um ímã que me puxava. Minha família e meus amigos precisaram intervir para que a gente se separasse", disse Renata em entrevista ao Extra.

Reprodução/Instagram

Richarlyson

O ex-jogador de futebol Richarlyson, atual comentarista da Globo, declarou recentemente que é bissexual. O comentarista ainda revelou que não tinha dito nada antes porque não queria ser julgado ou rotulado por esse motivo. Ele ressaltou em uma entrevista à ESPN dizendo que nunca colocou a sexualidade à frente de seu trabalho.

Reprodução/Instagram

Samara Felippo

A atriz abriu sua vida amorosa e revelou a bisexualidade no livro Mulheres que Habitam em Mim. Samara revelou que encarava o assunto como tabu e que por isso demorou para falar sobre sexualidade. Depois de assumir um relacionamento livre com o humorista Elidio Sanna, ela teve novas experiências e determinou sua relação sexual.

Reprodução/Instagram

MC Soffia

Logo após completar 18 anos, em fevereiro, a rapper passou a falar mais abertamente sobre sua sexualidade. Em junho, ao abrir uma caixinha de perguntas no Instagram, um fã perguntou se ela era bissexual. "Sim, já falei mil vezes que eu sou. Entendeu? Eu, bonita desse jeito, você acha que eu vou perder as oportunidades?", respondeu.

Reprodução/Instagram

Sofia Santino

Aos 21 anos, a influenciadora resolveu compartilhar com os seguidores sua orientação sexual. Em um vídeo, ela disse ter demorado para falar abertamente sobre o caso pois o tema ainda era novidade dentro de sua casa. "Eu acho que a nossa geração está muito aberta. Eu falo que o meu processo foi uma coisa leve porque, quando eu descobri que eu gostava de mulher, não fiquei 'meu Deus, vou ser apedrejada'. A minha única preocupação mesmo era o processo de contar para a minha família, mas em nenhum momento eu fiquei me prendendo."

Reprodução/Instagram

Vera Zimmermann

A musa dos anos 1980 vive um romance com a também atriz Luciana Ramanzini. Embora tenham uma vida bastante discreta, as duas vivem publicando declarações de amor nas redes sociais desde que assumiram publicamente o namoro.

Reprodução/Instagram

Vitão

O cantor se identifica como uma pessoa fluida, já que não se identifica como hetero, bissexual ou gay. Além disso, Vitão não quer se rotular para viver dentro de uma caixinha.

Reprodução/Instagram

Ycaro Tavares

O ex-galã de Malhação deixou claro aos fãs e seguidores que é homossexual ao publicar uma declaração de amor ao namorado, o DJ Bruno Moutinho. A relação dos dois é tão intensa que o ator vive postando fotos e vídeos ao lado de seu parceiro. "É sobre amar de todas as formas, respeitar e evoluir juntos", escreveu no Instagram.

Reprodução/Instagram

Zacarias

O jornalista e diretor Rafael Spaca ainda trava uma briga nos bastidores com Renato Aragão para lançar o documentário Trapalhadas Sem Fim, no qual revelará segredos dos bastidores de Os Trapalhões. O material reúne uma série de polêmicas e toca em assuntos como a sexualidade de alguns integrantes do elenco. Zacarias, personagem de Mauro Faccio Gonçalves (1934-1990), por exemplo, é apresentado como bissexual.

Divulgação

Tião Macalé

Outro integrante do grupo Os Trapalhões, mas que fazia parte do elenco de apoio, era Tião Macalé, personagem de Augusto Temístocles da Silva Costa (1926-1993). No documentário ainda não lançado é dito que o ator se relacionava com rapazes de um time de futebol de areia do qual ele era treinador, o Dínamo, de Copacabana.

Divulgação

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline