Pelé ator: Veja os filmes, novelas e documentários que contaram com o Rei do Futebol

Nesta quinta-feira, o futebol mundial perdeu uma lenda do esporte. O rei Pelé morreu aos 82 anos, devido à falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão de um câncer de cólon. O Atleta do Século estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro, em virtude de uma infecção respiratória por contrair o vírus da covid-19 e para reavaliação do tratamento do tumor. Além da sua fama como melhor jogador do mundo, Pelé também atuou em vários filmes, séries e novelas, e foi inspiração para muitos documentários. Confira alguns longas em que o Rei fez parte:

O Rei Pelé (1962)

Foi o primeiro filme do ex-jogador, que conta sua trajetória e a história de seus títulos defendendo a camisa do Santos e da Seleção Brasileira.

Reprodução/Youtube

Os Estranhos (1969)

Novela da TV Excelsior que tinha uma trama de ficção científica que envolvia a chegada de ETs à Terra. Nela, Pelé interpretou um escritor policial chamado Plínio Pompeu; Na trama e em sua estreia diante das câmeras o Rei encontrou seres terrestres e se torna um intermediário entre eles e os habitantes da Terra.

Divulgação

O Barão Otelo no Barato dos Bilhões (1971)

Filme de comédia estrelado por Otelo, em que Pelé interpreta o Dr. Arantes, dono de um banco.

Reprodução/Facebook

A Marcha (1972)

Filme que se passa anos antes da abolição da escravatura, e traz Pelé no Papel de Chico Bondade, um ex-escravo alforriado que organiza uma marcha contra a escravidão.

Divulgação

Os Trombadinhas (1980)

Filme em que Pelé interpretou uma versão fictícia de si mesmo, que tentou usar sua fama para ajudar a melhorar a vida das crianças que passam por necessidade. O rei do futebol foi responsável também pela história do filme. É desse filme que surgiu a cena que viralizou na internet em que uma mulher pergunta: "Você é o Pelé?", e o jogador responde brutalmente com um "Não, eu sou o Jô Soares, sua piranha."

Reprodução

Fuga Para Vitória (1981)

Pelé interpreta um prisioneiro de guerra da Alemanha nazista, onde uma partida de futebol entre os jogadores alemães e os prisioneiros orquestram uma partida para promover o Terceiro Reich, mas isso acaba virando uma oportunidade de fuga para todos os prisioneiros.

Divulgação

Pedro Mico (1985)

Pelé interpreta um malandro que engana a própria quadrilha, foge com várias joias e começa a ser perseguido pela própria gangue e pela polícia.

Divulgação

Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986)

O Rei interpreta Nascimento, um repórter esportivo que cobre o time de futebol onde os Trapalhões trabalham. Pelé atuou ao lado de Dedé, Didi, Mussum e Zacarias, nomes marcantes do cinema nacional.

Reprodução

Pelé Eterno

Pelé também serviu de inspiração para vários documentários, um deles é Pelé Eterno, de 2004, que mostra a trajetória do jogador de futebol por meio de entrevistas e imagens de arquivo.

Divulgação

Pelé: O Nascimento de Uma Lenda

Filme de 2017, inspirado na trajetória do Rei, focando nos desafios do início de sua carreira.

Reprodução/Youtube

Pelé

Documentário da Netflix, lançado em 2021. Tendo como pano de fundo uma era turbulenta na história do Brasil, este documentário mostra a trajetória extraordinária de Pelé, de jovem craque a herói nacional. Além de arquivos impressionantes, o doc conta com entrevistas com o Rei e com alguns de seus colegas, Rivellino, Zagallo e Jairzinho.

Reprodução/Youtube

Turma do Pelezinho

Outra participação super especial do Rei foi nos famosos quadrinhos de Mauricio de Sousa. Em um encontro inusitado, Pelé e o cartunista decidiram criar a Turma do Pelezinho, em 1977, para contar a infância do atleta. As histórias contaram com mais três edições.

Divulgação

Esperança

Já em 2016, o Rei aproveitou para soltar a voz em sua música Esperança, passando uma mensagem de persistência em seus sonhos para todos os seus fãs.

Reprodução/Youtube

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline