Romantização da pobreza e bullying: Karen Bachini virou inimiga da web

Nos últimos dias o mundo das blogueiras tem pegado fogo com a briga entre a maquiadora Ismeiow e a influenciadora Karen Bachini. A polêmica que envolve troca de indiretas, romantização da pobreza e bullying, tem sido um dos assuntos mais comentados do Twitter. Entenda o caso:

Karen Bacchini

Karen Bachini é uma influenciadora digital e youtuber que começou a produzir conteúdos no seu canal em 2009. Com foco em beleza, Karen alcançou seu público falando sobre maquiagem e cabelo. Hoje ela tem 2,66 milhões de seguidores no perfil do YouTube e 1,2 milhões de pessoas que acompanham seu dia a dia pelo Instagram.

Reprodução/Instagram

Corrida das Blogueiras

Tudo começou quando nem cheiro de treta tinha. A maquiadora goiana Ismeiow tentou participar do reality Corrida das Blogueiras promovido pelo canal Diva Depressão, mas apesar das grandes habilidades com a maquiagem não foi selecionada para o concurso que é divulgado no YouTube.

Reprodução/Instagram

Reacts

Ismeiow não conseguiu participar do programa, mas conquistou seguidores ao fazer vídeos reagindo aos episódios da Corrida das Blogueiras, que conta com Karen como uma das juradas. Em um dos reacts (vídeos de reação), sem citar nomes, a goiana se disse indignada com youtubers que ficam “se pagando de coitado” e recebem R$ 50 mil a R$ 100 mil por ter cerca de 200 a 300 mil visualizações.

Reprodução/Instagram

Mamadeira

A indireta de Ismeiow serviu como uma luva para Karen, que por sua vez entendeu que a fala tinha sido sobre ela. A influenciadora então começou a gravar uma série de Stories relatando que estava doente e contando que a vida de blogueira não é fácil. Bachini disse nos vídeos que não conseguia trabalhar porque estava fraca. Por isso, ela contratou uma acupunturista e precisava beber chá de camomila em uma mamadeira.

Reprodução/Instagram

Indireta

A youtuber finalizou seu desabafo mandando uma indireta para Ismeiow: “Se ela tivesse 200 a 300 mil views por vídeo e uma carreira de sucesso, ela saberia o que é o custo de ser um influenciador de sucesso”.

Reprodução/Instagram

Romantização da pobreza

Sabendo da repercussão do assunto, Ismeiow gravou mais um vídeo, mas dessa vez expondo falas problemáticas de Karen no podcast DivaCast. No episódio, Bachini declarou que em alguns lugares do mundo pessoas não têm o que comer e são felizes.

Reprodução/YouTube

Polêmica

O react de Ismeiow sobre essa romantização da pobreza repercutiu negativamente para Karen. Nesse ponto, as duas começaram a ser um dos assuntos em alta no Twitter. Outras falas de Bachini começaram a surgir e um episódio muito criticado foi quando a criadora de conteúdo disse que a vida de uma modelo é muito mais difícil do que a de alguém que faz um trabalho braçal.

Reprodução/Instagram

Pedido de desculpas

Sem maquiagem e desarrumada, Bachini fez um vídeo de pedido de desculpas sobre algumas de suas falas problemáticas. “Peço perdão (...) O que eu queria dizer é que modelos e atrizes sofrem muita pressão psicológica, precisam emagrecer. A comparação que fiz foi injusta”, disse Karen em um trecho.

Reprodução/YouTube

Ex-Funcionária

Como uma caixa de pandora, outros podres da youtuber começaram a aparecer. A ex-funcionária de Karen, Priscilla Danielle, fez um desabafo no seu Instagram falando dos abusos que sofreu enquanto trabalhava para Bachini.

Reprodução/Instagram

Multifunções

Priscilla, que também é criadora de conteúdo, contou que não conseguia fazer seu trabalho por desempenhar diversas funções fora das suas atividades combinadas com Karen. Ela buscava pedidos de iFood, catava cocô de cachorro e ainda era cobrada por não conseguir dar conta de tudo.

Reprodução/Instagram

Bullying

Além da pressão psicológica, Danielle relatou que sofria bullying de Bachini. Segundo a ex-funcionária, Karen zombava das suas falas e ridicularizava os efeitos colaterais de um remédio que Priscilla utilizava para tratar uma doença rara chamada Insuficiência Adrenal.

Reprodução/Instagram

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline