O dicionário define o verbo influenciar como o ato de exercer uma ação psicológica ou ascendência sobre algo ou alguém. Este termo, que virou algo extremamente popular para quem utiliza as redes sociais, também vem ocupando o status de profissão dos sonhos para boa parte dos jovens.
Cada vez mais os profissionais comuns estão mudando o seu foco profissional e investindo nas redes sociais como principal meio de renda. Algumas famosas, antes de viralizarem na web e assumirem de vez o posto de influenciadoras, tinham trabalhos bem distantes dos hofofotes.
Advogada, jornalista e dentista são algumas das profissões que elas tinham antes mesmo de começarem a trabalhar com redes sociais. A seguir listamos algumas influenciadoras que vão desde Deolane Bezerra a Rita Saraiva, que deixaram seus antigos trabalhos em segundo plano para se dedicar a vida na internet e o trabalho como influencer.
Deolane Bezerra
A polêmica participante do reality A Fazenda 14, da Record, ficou conhecida após se tornar viúva de MC Kevin. A enorme repercussão fez com que suas redes sociais bombassem e ela deixou a carreira de advogada criminalista em segundo plano para surfar na onda da fama e se dedicar ao trabalho de influenciadora digital. Foi por sua popularidade na web que ela passou a ser figura frequente em programas da Globo, Multishow, SBT e Record.
Evelyn Regly
Formada em Sistemas para Internet (Webmaster), Evelyn trabalhava com criação de identidade visual. Foi assim que em 2009 ela iniciou suas atividades como blogueira alimentando a página É do Babado, mas foi com o canal do YouTube que ficou conhecida. Os primeiros vídeos foram postados em 2013 e desde então não parou mais. O sucesso lhe rendeu diversos produtos licenciados que levam o seu nome. Além disso, hoje ela tem o Vaca Cast, um programa de entrevistas que já recebeu diversos nomes, como Kelly Key e Windersson Nunes.
Rita Saraiva
Rita é formada em odontologia, mas youtuber e influenciadora de 31 anos viu sua vida mudar ainda no período da pandemia, em 2021, devido ao isolamento social. Ela pegou firme em seu canal e decidiu seguir na nova carreira. Quase dois anos após de lançar o primeiro vídeo oficial, ela acumula uma audiência mensal no Youtube de mais de 1,5 milhão de visualizações e hoje é disputada por grandes marcas do varejo de moda para campanhas. O sucesso na web fez com que ela deixasse seu consultório, onde era especialista em harmonização orofacial, para se dedicar 100% ao trabalho nas redes sociais.
Rica de Marré
Seu verdadeiro nome é Gabriela Sales. A influenciadora, de 33 anos, se reinventou há 14 anos, quando perdeu seu emprego. Formada em Jornalismo, na ela começou a escrever despretensiosamente em um blog sobre moda e lifestyle, e viu sua vida mudar ainda na época da faculdade e hoje celebra seu sucesso nas redes sociais.
Raphael Sousa Oliveira
O nome pode soar estranho, mas certamente você já foi impactado por alguma publicação do Choquei, trazendo informações sobre o mundo dos famosos ou até mesmo do cenário político nacional. Hoje, a página é uma das mais influentes do Brasil. Mas antes do sucesso digital, Raphael trabalhava vendendo chip de operadoras de telefones celulares. Uma enorme reviravolta.