Gabriel Perline

TV Cultura ignora Tarcísio de Freitas e renova com Vera Magalhães

Apresentadora do Roda Viva assinou novo contrato com a emissora

Vera Magalhães teve o vínculo com a TV Cultura renovado por mais três anos
Foto: Reprodução/Instagram
Vera Magalhães teve o vínculo com a TV Cultura renovado por mais três anos


Ciente das mudanças que estão por vir com a vitória de Tarcísio de Freitas no governo de São Paulo, a TV Cultura se antecipou e renovou o contrato da jornalista Vera Magalhães por mais três anos para seguir à frente do programa Roda Viva.


A permanência de Vera, e de outros jornalistas da casa, se tornou uma enorme preocupação por conta da vitória do novo governador, que tomará posse do cargo em 1º de janeiro de 2023. Por ter sido ministro de Jair Bolsonaro e inteiramente conectado ao plano de governo do presidente derrotado nas urnas para Lula, mudanças internas inevitavelmente irão ocorrer.

Embora a TV Cultura já tenha feito um manifesto público por meio de seu presidente, José Roberto Maluf, em um editorial publicado no jornal Folha de S.Paulo, onde afirma que a emissora é independente e não é gerida pelo Governo de São Paulo, sabe-se que boa parte da verba que mantém sua estrutura vem de fontes públicas.

Além disso, em seu conselho diretivo há cadeiras cativas direcionadas para membros da gestão do Estado. Ou seja, por mais que a TV Cultura afirme sua independência, importantes decisões internas serão avaliadas por funcionários indicados por Tarcísio de Freitas.

Desde que Rodrigo Garcia, candidato do PSDB, foi derrotado em primeiro turno na disputa pelo governo de São Paulo, uma luz amarela se acendeu dentro da emissora. Jornalistas passaram a prever uma catástrofe caso o candidato de Bolsonaro fosse eleito. Internamente, circulou a fofoca de que Carla Cecato, recém-demitida da Jovem Pan, assumiria o lugar de Vera Magalhães. Veja o tamanho do desespero!

Como o atual conselho diretivo da TV Cultura acabou de ser reeleito para uma gestão de mais três anos, com previsão de encerramento no final de 2025, os contratos de figuras importantes do Jornalismo, que combateram de forma maestral as fake news e não se curvaram às intimidações promovidas pela família de Bolsonaro desde 2019, serão renovados.

O caso de Vera Magalhães é um deles. Porém não será o único. Outros jornalistas alinhados com o discurso da atual gestão receberão todo o apoio da presidência da Fundação Padre Anchieta, mantenedora oficial da TV Cultura, para seguirem em seus cargos. Há uma força interna para resistir às mudanças que a equipe de Tarcísio de Freitas tentará impor. E a renovação do contrato da apresentadora do Roda Viva é o primeiro recado direto ao novo governador de São Paulo.