A Casa do Dragão chega ao fim: Entenda a guerra entre Negros e Verdes

Assim como em Game of Thrones, A Casa do Dragão não deixou a desejar no setor político, ponto principal da série. Na luta de tentar manter a linhagem da casa Targaryen, acompanhamos nessa história a ascensão e a queda da casa descendente de Valíria. Com o último episódio da temporada que estreia hoje (23), vamos ver o começo da Dança dos Dragões. Entenda quem são os Negros e os Verdes nessa guerra pelo trono (contém spoilers):

A Coroa

No início da série, O Rei Viserys I foi nomeado no Grande Conselho como herdeiro do Velho Rei que não teve filhos homens. Rhaenys Targaryen era filha do soberano, mas foi trocada por Viserys pelo fato de ser mulher.

Reprodução/HBO

Linhagem

Viserys era casado com Aemma e juntos tiveram Rhaenyra, a filha mais velha do casal. Ao longo dos anos a Rainha engravidou diversas vezes para garantir um herdeiro homem ao Rei, mas as gestações não vingaram. Na última gravidez, ela acabou morrendo no parto de Baelon, primeiro filho homem de Viserys.

Reprodução/HBO

Herdeira

Assim como Aemma, Baelon morreu pouco tempo depois de nascer. Sem um herdeiro e sem uma Rainha para manter a linhagem próspera dos Targaryen, o futuro da casa estava comprometido. No Conselho do Rei foi conversado que Daemon Targaryen, irmão de Viserys, não era a melhor escolha para reinar, então foi decidido – a contragosto de alguns – que Rhaenyra, a única filha do rei, se tornasse a herdeira do trono.

Reprodução/HBO

Bênção

A Princesa Rhaenyra então foi pré-coroada como Rainha em uma cerimônia onde todas as casas de Westeros abençoaram a jovem como herdeira legítima de Viserys.

Reprodução/HBO

A Mão do Rei

Otto Hightower, a Mão do Rei e um homem muito ganancioso, arquitetava nos bastidores um plano para que sua filha Alicent Hightower se tornasse a futura esposa de Viserys. O propósito alcançado quando Alicent conquistou o coração do Rei e teve quatro filhos com ele. O impasse pelo futuro do Trono de Ferro surgiu com o nascimento de Aegon, primeiro filho homem. Apesar da nomeação de Rhaenyra como herdeira, alianças e manobras políticas começaram a se desenvolver para garantir que o filho mais velho de Alicent fosse Rei.

Reprodução/HBO

O farol

Um dos pontos altos da série foi o banquete de casamento de Rhaenyra, quando Alicent interrompeu o discurso do Rei e chamou a atenção de todos que estavam no salão do palácio pelo tom verde no vestido que usava. “O farol de Hightower. Sabe de que cor ele brilha quando chamam seus aliados para a guerra?”, disse Larys Strong, insinuando que a Rainha estava declarando uma guerra pública contra Rhaenyra.

Reprodução/HBO

Banquete final

Quem acompanha A Casa do Dragão viu que Viserys ia se deteriorando ao passar de cada episódio. O Rei tinha algum tipo de doença que criava crateras pelo corpo e não permitia a cicatrização de machucados. No antepenúltimo episódio desta temporada, Viserys, à beira da morte, propõe uma reconciliação entre Alicent; seus filhos com ela e sua filha Rhaenyra.

Reprodução/HBO

Coroa roubada

Com a morte do Rei Viserys, um plano de usurpar o trono entra em curso. Otto junto com Alicent e apoiadores fazem o primeiro Conselho Verde (aliados de Alicent), para decidir nomear Aegon como Rei e decidir o futuro de Rhaenyra - que até então não sabia da morte do pai.

Reprodução/HBO

Dança dos Dragões

No episódio final vamos descobrir os desdobramentos da Coroa roubada e também os primeiros passos dos Negros (Targaryens e apoiadores). A manobra de usurpar o trono legítimo de Rhaenyra dará início à Dança dos Dragões, uma guerra política entre Negros e Verdes para conquistar o Trono de Ferro. E caso você tenha dúvidas em que lado cada personagem está lutando, basta reparar nas roupas que eles vão usar. Quem defende a Alicent costuma aparecer de verde, enquanto os aliados de Rhaenyra vão estar de preto e vermelho, cores da casa Targaryen.

Reprodução/HBO

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline