Responsável por derrubar a audiência da Globo com a novela Travessia, que entrou no lugar de Pantanal há uma semana, a autora Gloria Perez causou um novo mal-estar dentro da emissora: fez uma declaração de amor à Jovem Pan, grupo de comunicação que promove ataques diários contra a honra e reputação da empresa em que trabalha há quase 40 anos. A publicação não pegou bem.
Gloria fez sua "declaração de amor" no início da madrugada desta sexta-feira (21), com um post nos Stories do Instagram, que constava apenas uma imagem com a seguinte inscrição: "I love [representado pelo emoji de coração] JP".
A publicação proliferou em questão de minutos, e fontes da coluna, que trabalham no Jornalismo da Globo, informaram que as chefias das Redações de São Paulo e do Rio estavam irritadas com a postura da autora. O post foi visto como um ataque direto a todo o grupo que sustenta um dos principais pilares da maior rede de comunicação do país.
Embora Gloria já tenha manifestado por diversas vezes seu apoio a Jair Bolsonaro, seus comentários ou publicações de cunho político nunca antes foram vistos como algo que ferissem a honra da Globo. Mas a postagem desta madrugada, aparentemente "simples", pegou muito mal entre os jornalistas da casa, que se sentiram ofendidos com a mensagem implícita no conteúdo que consta na rede social da autora.
Diariamente, comentaristas e apresentadores da Jovem Pan proferem inúmeros ataques à Globo, constantemente chamada de "Globolixo" pelo canal de notícias aliado a Bolsonaro. William Bonner, Renata Vasconcellos e muitos outros profissionais de destaque do Jornalismo da líder de audiência são alvos de críticas e xingamentos pela concorrente.
Na Globo, não existe qualquer restrição a funcionários para citar os nomes de outros veículos de comunicação em suas plataformas digitais pessoais. Mas a postura de Gloria em declarar o amor a um canal de notícias em que nunca trabalhou, e que ainda atua como inimigo da empresa que a emprega há quatro décadas, não foi vista com bons olhos.
O contrato da autora com a Globo não deverá ser renovado ao fim de Travessia. Isso é algo que já está decidido muito antes de sua novela entrar no ar e nada tem a ver com suas predileções políticas, e sim com o atual momento da emissora, que enxugou drasticamente sua folha de pagamento no setor de dramaturgia.
Como a primeira semana de Travessia foi um fracasso retumbante em sua semana de estreia e vem repetindo os péssimos índices na segunda semana, as chances de Gloria ser mantida no time fixo de autores da emissora são praticamente nulas.
A coluna procurou a Globo para comentar sobre o mal-estar gerado por Gloria Perez com sua "declaração de amor" à Jovem Pan, mas até o momento não recebemos o posicionamento da emissora.