6 vezes que o grupo de Deolane foi xenofóbico com Shay em A Fazenda 14

Quem acompanha A Fazenda 14 pode perceber que o participante Shayan Haghbin, nascido no Irã, vem sofrendo diversos ataques xenofóbicos pelo seu jeito de falar e modo de agir. A xenofobia é o preconceito e rejeição relacionado a diferentes culturas e etnias. No Brasil, esse tipo de agressão é crime segundo a Lei nº 9.459/1997. Dentro do reality rural, os peões que estão cometendo esse tipo de assédio não enxergam ou pelo menos não assumem as responsabilidades por seus atos que nem sempre são explícitos. Veja as 6 vezes que Shayn sofreu xenofobia dentro de A Fazenda:

Primeira roça

Depois que ocorreu a primeira roça nesta edição de A Fazenda, Tiago Ramos e Shayan se desentenderam e o modelo acabou dizendo que não ia com a cara do empresário. A briga foi intensa e a produção teve que intervir pedindo para que os dois se separassem. Mais tarde, o ex-padrasto de Neymar “desabafou” sobre a confusão com Pétala Barreiros, Deolane Bezerra e Bia Miranda. Na conversa ele soltou: “Vai aprender português”, insultando o sotaque do iraniano.

Reprodução/Instagram

Chamado

Na última formação da roça, nesta terça-feira (18), Deolane e Shayan discutiam durante as escolhas de votos. Aos gritos, a advogada ofendeu o ex-Casamento às Cegas e junto ainda pediu que ele não se defendesse com o argumento de estar sofrendo xenofobia. “É isso que você é, e não vem pagar de xenofobia aqui não”. Adriane Galisteu interferiu no episódio e alertou os participantes. “Cuidado com a forma que vocês abordam assuntos delicados, xenofobia, homofobia…”, disse a apresentadora.

Reprodução/Instagram

Preconceito

Moranguinho diversas vezes comentou se sentir constrangida pelos olhares de Shayan, principalmente em uma situação em que ela estava tomando banho. Em conversa com o grupo Deolone & Cia, Ellen Cardoso foi mais uma a cometer preconceito com o empresário: “Volta para o seu país, nojento”, disse a dançarina. Durante a troca de votos que ocorreu ontem no reality, o iraniano acusou Moranguinho de xenofobia por diversos ocorridos na casa, como o caso do banheiro e ela não comer a comida que ele cozinha.

Reprodução/Instagram

Rejeição

O clima nas formações de roça são pesados, e parece que os peões se aproveitam desse espaço para despejar abertamente suas repulsas. Em uma decisão de escolher quem seriam os participantes que entrariam na votação do público, Tiago mais uma vez mostrou rejeição a Shayan. “Aqui é Brasil, você não está na sua m*rda de país não”, disparou o modelo.

Reprodução/Instagram

Etnia

Vini Buttel tem sido marcado pelos diferentes episódios de preconceito dentro do reality. Na última sexta-feira (14), o influencer entrou em uma grande discussão com Shayan e insultou a forma de falar do iraniano. “Faz aula de português, seu filho da p*ta”, disse Buttel. Em outro momento, durante um ao vivo, Vini usou uma fala xenofóbica para se referir ao empresário: “Nosso príncipe da Pérsia paraguaio”.

Reprodução/Instagram

Grupo A

O grupo liderado por Deolane criticava a forma como Shayan se comportava na casa e uma série de ofensas foram ditas. A advogada chegou a dizer que entendia ele comer com as mãos porque já tinha visto isso em Dubai, mas que “jogaria a panela quente na orelha dele [Shayan]” caso ele tocasse com a mão no arroz que ela fosse comer. “E se a minha cultura for subir em cima da mesa e urinar em todo mundo?”, rebateu Lucas Santos. O grupo começou a dizer que essas atitudes não eram aceitáveis. “Ele que se vire com a cultura dele”, comentou Bia.

Reprodução/Twitter

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline