Quem é Flora Matos? Rapper já tretou com Luísa Sonza, Anitta e Emicida

Desde que foi divulgado que Luísa Sonza está sendo processada por racismo, especificamente por um episódio que aconteceu em 2019, em Fernando de Noronha, Flora Matos vem alfinetando a cantora nas redes sociais e, consequentemente, sendo atacada por fãs da cantora pop, que muitas vezes, se perguntam quem é a rapper. Aqui a gente te explica:

Brasília

Nascida em Brasília (DF) e em uma família de artistas, Flora já subia aos palcos com quatro anos de idade, com a banda Acarajazz, que era de seu pai, Renato Matos. Aos 13 anos, começou a frequentar bailes de RAP e aos 17, Flora se apresentou pela primeira vez como MC ao lado do DJ Brother. Neste mesmo ano, recebeu o prêmio de melhor cantora do ano em Brasília.

Reprodução/Instagram

São Paulo

No ano seguinte, em 2007, gravou o remix da música Véu da Noite, da cantora Céu, e se mudou para São Paulo. A partir disso, começou a frequentar algumas boates famosas da cidade e fez shows pelo Brasil acompanhada de DJs, como KI Jay, Cria, LX e King.

Reprodução/Instagram

Carreira internacional

Em 2008, ela realizou sua primeira turnê independente pela Europa. Além disso, começou a fazer shows solos e gravou o EP mixtape Flora Matos VS Stereodubs, produzido por ela, Léo Grijó e DJ Lx, em 2009. O single Pai de Família ganhou destaque e foi reproduzido na rádio BBC de Londres, além de se apresentar no World Basket Festival, em Nova York, nos Estados Unidos.

Reprodução/Instagram

Pretin

Em 2011, lançou, de forma independente, o videoclipe da música Pretin, um grande sucesso de Flora. No mesmo ano e ano seguinte, a rapper se apresentou em grandes festivais e eventos do país, como Planeta Atlântida e Virada Cultural. Além disso, participou de programas de TV, como Altas Horas e Esquenta, ambos da Globo.

Reprodução/Instagram

Eletrocardiograma

Lançado em 2017, Eletrocardiograma foi o primeiro disco de Flora, que conta a percepção da rapper em relação aos desdobramentos de um relacionamento conturbado entre ela e um rapaz, que durou cerca de seis anos.

Reprodução/Instagram

Do lado de Flora

Já em 2020, Flora lançou outro projeto, o álbum Do Lado de Flora, que conta com 12 faixas e vários ritmos, como trap, samba e afrobeats.

Reprodução/Instagram

Flora de Controle

Em 2021, ela lançou o álbum Flora do Controle, com 10 faixas musicais, sendo oito inéditas e duas versões extras de Chá de Maçã - ela fez um desafio na internet para produtores musicais enviarem sugestões de beats para a música, pois o produtor oficial desistiu do trabalho e abandonou o single incompleto.

Reprodução/Instagram

Polêmicas

Não é de hoje que Flora se envolve em polêmicas. Em 2018, ela trocou farpas com o rapper Emicida, após ele citar cantoras negras que se destacavam no rap. Ela ficou chateada por ter ficado de fora da lista, e então, questionou se ele era “machista esclarecido”. Emicida respondeu dizendo “autoestima de quem não é preto só quando convém”. Flora debateu perguntando aos seguidores porque ele seria mais preto que ela. “Vejo um monte de comentários aqui de pessoas seriamente incomodadas com o fato de eu ter a pele mais clara e me posicionar como preta de quebrada. Desde o dia em que o Emicida semeou essa energia. Algo precisa mudar. E eu não tenho certeza se é meu discurso”, escreveu.

Reprodução/Instagram

Emicida

O rapper não deixou passar batido e respondeu mais uma vez: “Te dei um salve, fiz o que adultos fazem, você sabe como me encontrar e consegue falar comigo a hora que quiser. Mas prefere ficar nessa palhaçada infantil nas redes sociais se fazendo de vítima atrás de like. Achei que você estava confusa, agora tenho certeza, você é mau-caráter mesmo”. Depois disso, Flora excluiu todos os tweets em que fala de Emicida.

Reprodução/Instagram

Karol Conká

Enquanto estava no BBB, Karol comentou com Lumena que já havia levado uma garrafada na cara de uma rapper de Brasília. "Ela jogou na minha cara. E eu não fiz nada. Me xingava no Twitter, fazia post, falsificava flyer. Desde o início da minha carreira ela me atazanou a vida. Pense num inferno. Eu vivi um inferno. E eu nunca falei nada. Nunca revidei os tuítes maldosos, ficava aqui, plena", disse no reality. Flora, de primeiro momento, disse que não ia se pronunciar sobre o assunto, mas depois respondeu, ironizando a participante: “Falsificação de flyer? Perseguição no Twitter? (...) Galera, faz o favor de ouvir meu disco e parem de ouvir as mentiras da Karol Conka”.

Reprodução/Instagram

Rap Festival

Segundo o jornal O Globo, a confusão contada por Karol teria acontecido em 2014, no Rap Festival, em Brasília. As duas se estranharam e depois Karol teria ficado na lateral do palco durante o show de Flora, o que teria sido interpretado como provocação. Flora, mais uma vez, usou as redes sociais para explicar: “Imagina que o Lucas (Penteado) foi fazer um show, aí cola a Karol no canto do palco como se fosse a melhor amiga dele e fica lá". Em outros tuítes, a cantora disse que Karol é ingrata e manipuladora. "Essa sim pode ser chamada de mau-caráter!”, escreveu.

Reprodução/Instagram

Karol Conká e Emicida

Enquanto Karol estava no Big Brother Brasil 21, Emicida se mostrou surpreso com a postura da rapper, porém Flora, ao ver os comentários de Emicida, o chamou de “dissimulado e passador de pano”. “Fui tirada de louca, de afroconveniente, congada até de mau caráter, publicamente por pessoas que conhecem a Karol de perto e sempre passou pano pra ela. Não tenho intuito de ganhar seguidores com esse tweet, mas tem muita coisa engasgada aqui dentro (...) “Só eu sei o que eu passei e a minha luta pra me manter acreditando na minha força e na minha vitória. Para agora ver o arrombado falar sobre cancelamento como se ele não praticasse”, escreveu.

Reprodução/Instagram

Cancelamento

Flora continuou dizendo que Karol abriu portas para ela, mas que se afastaram. “Não sei me divertir vendo alguém ser tratado com escrotidão. Mas tem gente que se diverte com isso (...) Eu acho um absurdo ver as pessoas que defenderam ela sempre, resolver meter o loko agora como se não soubesse como ela é. É deprimente ver o Emicida, principalmente, pagando de louquinho. Porque ele sempre soube. E para mim é pior do que ela porque sabe ser ainda mais dissimulado”, completou.

Reprodução/Instagram

Fim de carreira?

Flora ainda afirmou que Emicida foi o responsável por acabar com a carreira dela: “É triste, mas é a verdade. Eu confiei em você mano. Você fodeu minha vida no auge da minha carreira. E você sabe exatamente do que eu tô falando (...) Você jogou um jogo sujo e me impediu de fazer o que precisava ser feito quando eu estava na idade do auge. E eu nem posso falar sobre. Eles criam cláusulas para impedir a gente de contar a nossa história”.

Reprodução/Instagram

Anitta

Assim que Anitta lançou Girl From Rio, Flora publicou um story da apresentadora Angélica recebendo o material de divulgação do projeto da funkeira com a legenda: “Muito original, né? Incrível – mídia gratuita”. Os fãs de Anitta não gostaram e disseram que ela estava com inveja da funkeira, mas ela rebateu. “Uns 3 anos atrás eu produzi 6 track inspiradas na obra do Jorge Ben, cheguei a enviar pra algumas pessoas… Mas o máximo que consegui foi inspirar alguém com mais popularidade que eu a fazer algo parecido”, escreveu dando a entender que Anitta copiou sua ideia.

Reprodução/Instagram

Toca discos

Além disso, Flora tem uma música que chama Toca Discos e o press kit da Anitta, era um toca discos. Anitta e Flora já cantaram juntas, a Girl From Rio tem uma cover de Pretin, um dos grandes sucessos da rapper.

Reprodução/Twitter

Luísa Sonza

Recentemente, veio a público que Luísa está sendo processada por racismo por um episódio que aconteceu em 2019, em Fernando de Noronha. Segundo o processo, a cantora teria pedido para Isabel Macedo, uma mulher que estava de férias no mesmo local que Sonza, um copo d’água. Porém, Isabel não era funcionária da Pousada. “Ao ser informada de que a autora não era funcionária, a 1ª ré se mostrou visivelmente surpresa, levando a autora a crer que tal fato se deve aos seus traços raciais, razão pela qual registrou ocorrência junto à delegacia de polícia local, que não deu crédito a seu relato”, consta no processo.

Reprodução/Instagram

Poesia Acústica

No meio da confusão com o nome de Luísa, Flora, além de criticar a postura racista de Sonza, ela afirmou que a cantora roubou seu lugar no Poesia Acústica 13. “Eu cancelei minha part. no Poesia 12, mas tinha ficado combinado de eu estar no 13. Por algum motivo, a pineapple não me informou que eu não estaria mais no 13, foi quando eu soube que a Luiza estaria. Mandei msg mas sem resposta da pineapple. Me senti mal? Sim, obrigada”, escreveu. Após essa situação, Flora não parou mais de falar de Luísa.

Reprodução/Instagram

Alfinetadas

Mensagens do tipo foram publicadas por Flora: “Luísa Sonza, a senhora não está autorizada a usar minha obra de referência em nenhum trabalho seu”, “Quais foram os artistas pretos com quem você trabalhou antes de 2018?”, “Esforçada, talentosa, bonita. Original? Não”, “Se você for fã ou pseudo-fã de Luisa Sonza não precisa me responder”, “Luiza Sonza, eu não gosto mais de você”, “Gente o psiquiatra me passou um remedinho. Não vou mais falar da Luísa Sonsa kkkkkkk”, “Luísa suas cachorrinhas me acham insuportável e não param de me atacar e falar que eu preciso superar esse lance do racismo”, “Vai se fodeeeeeeeer Luísa Sonsa”, “Ainda bem que você votou no lula pelo menos esse povo ridículo que te consome vai ter alguma influência positiva no futuro desse país”.

Reprodução/Instagram

Alfinetadas 2.0

E ela continuou alfinetando Luísa, Anitta e dessa vez até a Jade Picon: “Jade, se tu fizer campanha pro Lula ganhar no segundo turno, prometo te ensino a varrer uma casa”, “Anitta se tu fizer uma campanha em massa com os Anitters a favor do Lula, eu faço um feat com vc”, “Você que tá aí cheio de ódio de mim, concentra essa energia em fazer o Lula ganhar envés de falar que eu sou chata só pq eu fui a única que peitou a Luísa Sonza”, “Manda vídeo da Anira cantando minha música lá no início da carreira”, “Eu você aí que compõe pra a Luísa Sonsa, por favor não me use de ref. Obrigada”, “Quem te usa de ref prefere que você não seja notado, se não a máscara cai e ele deixa de parecer criativo” e “Pq vcs sempre acham que sou eu que começo as tretas? Eu eim... i have prints”.

Reprodução/Instagram

Grammy Latino

Além disso, assim que saiu a lista dos indicados para o Grammy Latino 2022, Flora publicou, no Instagram, um print falando que Luísa está concorrendo em uma das categorias. Ela publicou o print sem legendas, causando ainda mais irritação nos fãs de Sonza.

Reprodução/Instagram

Luísa e Anitta

Assim como Anitta na época da discussão do projeto Girl From Rio, Luísa não se pronunciou sobre as indiretas (e diretas) de Flora.

Reprodução/Instagram

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline