Juan Alba vai interpretar Sidney Magal no musical Sidney Magal: Muito mais que um amante latino. O ator que já trabalhou em novelas como Terra Nostra (1999), Velho Chico (2016) e em musicais como New York New York, irá subir mais uma vez aos palcos para encarnar um dos grandes símbolos dos anos 1980 e 1990.
Em entrevista à coluna, ele comentou a alegria ao receber o convite para fazer o papel e revelou os desafios de reproduzir os trejeitos do cantor.
Debora Dubois e Edinho Rodrigues, diretora e produtor do musical, respectivamente, convidaram o ator para protagonizar a atração que estreia em outubro deste ano. Dubois já havia trabalhado com Juan em outro projeto e ele contou que foi uma ótima surpresa ter sido chamado para representar esse papel.
"Quando era mais jovem as pessoas falavam: 'Você parece muito o Sidney Magal'. Agora poder fazer um musical contando a história dele para mim é um privilégio, uma alegria muito grande", comentou Juan Alba.
Sidney Magal é um cantor marcado por seus trejeitos e principalmente pela voz única. Alba revelou o maior desafio que enfrentará interpretando o cantor: "Vai ser uma surpresa se eu conseguir chegar perto do que ele é. Magal tem um timbre muito singular, é uma coisa bem característica dele e isso dificulta muito".
Dobradinha
Juan Alba trabalha em parceria com Luís Vasconcelos, que dará vida a Sidney na fase jovem. Os dois se preparam para dividir o palco e o mesmo papel. "A gente tem trocado bastante figurinha, ele é um garoto extremamente dedicado e está sendo incrível poder fazer essa dobradinha", disse o ator.
Juan acredita que é difícil encarnar um artista quando está morto e muito mais quando está vivo, que é o caso de Sidney.
"Ele é um cara muito explícito na maneira de pensar, é um cara que gesticula muito quando fala. Pegar essa forma dele se expressar vai aproximar bastante o nosso trabalho do Magal real".
Legião de fãs
Sidney Magal arrastou uma legião de fãs por onde passou, mas ainda assim existe uma massa de pessoas que não conhece a fundo o cantor. "Hoje ele ainda continua não só cultivando os fãs que ele já tinha, como também novas pessoas que passam a conhecer. O musical pode despertar ainda mais essa admiração", explicou Juan.
O ator confirmou o amor que os admiradores sentem por Magal ao compartilhar que iria representar o cantor nos palcos: "Quando falo que vou fazer o Magal, vejo quantas pessoas são loucas e apaixonadas por ele. Acabei de receber a mensagem de uma amiga falando: 'Olha, eu tenho certeza que você não sabe, mas eu sou apaixonada pelo Sidney Magal, tenho certeza que você vai me ajudar a conhecê-lo pessoalmente'".
O Musical
A peça musical Sidney Magal: Muito Mais que Um Amante Latino traz no enredo central a trajetória e a construção da figura do cantor. Além de mostrar as batalhas que Magal enfrentou para conseguir se erguer na carreira musical, também será possível viver uma nostalgia com os grandes clássicos musicais do artista. Vamos poder acompanhar os laços familiares, sonhos e escolhas na história de vida de Sidney.
Além de Juan Alba e Luís Vasconcelos como protagonistas, o elenco conta com outros atores como Yael Pecarovich, no papel de mãe de Magal; Joaz Campos, como o pai do cantor, e Flávia Strongolli, que será a esposa Magali. Breno Manfredini fará o produtor; Jéssica Stephens entra em cena como Elizeth Cardoso e Fernando Vieira fará um duplo papel como Chacrinha e o poeta Vinicius de Moraes.
Alba se mostou animado com a peça e acredita que o espetáculo é uma oportunidade para conhecer mais Sidney Magal.
"As pessoas podem esperar um musical bem vibrante, apaixonante, com a história desse cara que é um marco na vida de uma geração e que continua reunindo pessoas que não viveram essa fase dele da fama".
Sidney Magal: Muito Mais que Um Amante Latino estreia em 21 de outubro e ficará em cartaz até 11 de dezembro, no Teatro Porto, em São Paulo.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.