Não! Não olhe! está cheio de referências bizarras e podemos provar

Jordan Peele vem mais uma vez revolucionar o cenário do terror com seu terceiro filme Não! Não Olhe Para Cima. O diretor é um dos pioneiros em reconfigurar os conceitos de thriller que conhecemos, trazendo crítica social em suas histórias. Em seu novo longa, acompanhamos a jornada de dois irmãos, OJ e Emerald, que após eventos estranhos tentam capturar imagens de um OVNI que se esconde no céu do rancho da família. As referências da produção de fato trazem uma reflexão sobre o assunto (contém spoilers):

NOPE

Em sua tradução original, o filme se chama NOPE, “não” em português. Mas a sigla também pode fazer referência a “Not Of Planet Earth”, que indica algo que não seja do planeta Terra. Um outro conceito seria “Not Our Planet Earth”, que significa que a Terra não é nossa casa e nós somos os invasores.

Divulgação

Alienígenas

Indicações de presença alienígena estão por todo filme, como sapatos e chaves que param em pé fazendo alusão a algum campo de energia. E falando em energia, quando há presença do objeto não identificado, todo e qualquer tipo de energia perde sua força. O mais curioso mesmo é o formato da "coisa", que se move e se parece exatamente como uma nave espacial, igual aos filmes de ficção científica.

Divulgação

Terror no Céu

O filme se parece muito com diversas outras produções com temática extraterrestre. Há um objeto estranho no céu, que se move, se esconde e faz barulhos semelhantes a um bicho. Não tem como não pensar em Sinais, Encontros Imediatos de 3º Grau e A Chegada.

Divulgação

Spielberg

Não! Não Olhe faz menção aos grandes filmes de monstros, é até possível notar uma homenagem ao Tubarão do grande diretor Steven Spielberg. A produção tem características semelhantes ao trazer em seus planos a vastidão e grandiosidade. Além da mistura de drama e comédia envolvendo os personagens centrais.

Divulgação

Espetacularização

Na abertura do longa há uma frase de alerta, que é também uma referência ao problema social abordado na trama. É um trecho do livro de Naum do antigo testamento: “Farei de ti um espetáculo”. Notamos isso com o macaco Gordy, que é usado em uma série de TV e também com as pessoas tentando capturar uma imagem do OVNI para lucrarem e ficarem famosas.

Divulgação

A criatura

Nomeado como Jean Jacket, a criatura que no início parecia uma nave espacial na verdade é um animal predador do espaço. O bicho é grandioso e muito difícil de ser descrito em alguns momentos, mas ele se comporta como um bicho territorialista. Ele se camufla para não ser notado, é rápido e certeiro para alcançar sua presa, que nesse caso, são os humanos.

Divulgação

Não olhe

O título do filme em português é uma grande dica sobre como se salvar de Jean Jacket. Você só é pego caso tenha contato visual com o bicho e o desejo da grande massa de olhar para o espetacular faz as pessoas se encaminharem para sua morte. Um contraponto é OJ, que é tímido e não gosta de olhar para as pessoas. Sempre em seu mundinho, ele consegue ter a sacada que para se salvar basta não olhar para a coisa.

Divulgação

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline