Veja 6 mentiras que Bolsonaro disse na cara de Bonner e Renata no JN

Ao longo da semana, o Jornal Nacional irá entrevistar os candidatos à presidência das eleições de 2022. Na segunda-feira (22), o candidato à reeleição Jair Bolsonaro concedeu a primeira entrevista da série a William Bonner e Renata Vasconcellos, e repetiu os mesmos erros que cometeu durante a primeira entrevista, que ocorreu em 2018, ano em que ganhou as eleições para presidente. Em ambas as vezes, ele mentiu, espalhou fake news e serviu grosseria. Veja as mentiras que Bolsonaro disse na entrevista:

Xingou?

Logo na primeira pergunta feita por William Bonner, foi mencionado que Bolsonaro xingou ministros do Supremo Tribunal Federal e que tem feito ataques sem provas ao sistema eleitoral brasileiro. “O senhor chegou, inclusive, a ameaçar a não ter eleição no Brasil, como se coubesse ao senhor decidir uma coisa dessa. Candidato, com franqueza, o que é que o senhor pretende ou pretendeu com isso?”. Em seguida, Bolsonaro respondeu alegando que Bonner estava mentindo: “Primeiro, você não tá falando a verdade quando fala ‘xingar ministros’, isso não existe! É fake news da sua parte”.

Reprodução/Instagram

Canalha e filho da p*ta

Depois que Bolsonaro terminou de responder, Bonner rebateu: “Agora, o senhor começou sua resposta afirmando que eu tinha cometido fake news, mas, em nome da verdade, candidato, o senhor xingou o ministro (Alexandre de Moraes) do Supremo de canalha. O senhor fez isso com microfone. Eu perguntei qual era o seu propósito… O senhor me disse que cometi fake news”. Bolsonaro, então, respondeu que foi somente um ministro e que ele era perseguido por Alexandre de Moraes, por isso o xingou durante um ato na Avenida Paulista, em São Paulo. Mas este ministro não foi o único a ser ofendido pelo presidente. Roberto Barroso, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e atual ministro do STF, também foi xingado. Bolsonaro o chamou de “filho da p*ta”.

Reprodução/Youtube

Pandemia

Bolsonaro, como já sabemos, mentiu muito sobre a pandemia. E na entrevista não foi diferente! Defendeu tratamento precoce da Covid-19, que é comprovadamente ineficaz. Além disso, negou que teria imitado, em uma live, um doente sem ar, sufocado. “Eu queria que você botasse no ar eu imitando falta de ar”, declarou, negando que teria imitado. Em seguida, disse que Renata tinha o acusado de ter feito isso e depois retirado a sua fala, mas isso não aconteceu. A jornalista manteve a mesma postura e diálogo com o presidente. Segundo Renata Lo Prete, do Jornal da Globo, as buscas nos sites de pesquisa sobre a imitação de Bolsonaro aumentaram depois da entrevista ao JN.

Reprodução/Youtube

Manaus

Ainda sobre a pandemia, Bolsonaro negou que teria cometido qualquer erro de conduta em Manaus. “Negativo! Em menos de 48h já estava chegando lá os cilindros. Foi uma coisa atípica, que aconteceu de uma hora pra outra. Nós fizemos a nossa parte (...) Não é verdade isso, não é verdade isso”, afirmou, dizendo que a cidade teria ficado somente dois dias sem oxigênio nos hospitais, sendo que, segundo um documento enviado pelo próprio Ministério da Saúde à CPI da Covid, o governo sabia do aumento da demanda por respiradores quase um mês antes da crise. Foram 218 solicitações em 16 dias.

Reprodução/Instagram

Fraude

Bolsonaro afirmou que, em 2018, houve uma denúncia de fraude nas urnas eletrônicas. Mas na verdade, este inquérito não apurou nenhuma fraude nas eleições de 2018, mas sim, um ataque hacker ao sistema interno no TSE, sem qualquer relação com o resultado das eleições. Neste mesmo fato, Bolsonaro é investigado por vazamento de informações sigilosas, pois ele compartilhou nas redes sociais o conteúdo do inquérito.

Reprodução/Instagram

Pix

Sobre a economia, Bolsonaro disse que criou o Pix. “Fizemos o Pix, tirando dinheiro dos banqueiros”, declarou. Porém, o Banco Central iniciou o processo de criação do Pix em 2018, durante o governo de Michel Temer, meses antes de Bolsonaro assumir o cargo.

Reprodução/Instagram

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline