Filó é a maior feminista de Pantanal e podemos provar

Quem é fã de Pantanal deve ter percebido que Filó (Dira Paes) vem fazendo um discurso feminista desde segunda-feira (15) após Maria Bruaca (Isabel Teixeira) chegar na fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) com Alcides (Juliano Cazarré). A mãe de Tadeu (José Loreto) se mostrou estar por dentro de todos os direitos femininos, até bem mais que as mulheres que vieram da cidade, como Guta (Julia Dalavia), Mariana (Selma Egrei), Irma (Camila Morgado) e Zuleica (Aline Borges).

Feminista

Desde que Maria Bruaca chegou na fazenda de Zé Leôncio, Filó levantou a bandeira do feminismo e, se pudesse, até viraria advogada da nova amiga. Faria de tudo para defendê-la de Tenório. Ela convenceu Zé Leôncio a hospedar Bruaca e a aconselhou de ir atrás dos direitos como esposa. “E seus direitos? Ara, quem ele pensa que ele é para falar isso? Só porque você botou um par de chifre na cabeça dele?”, disse para a nova amiga.

Globo/Victor Pollak

Direitos

Bruaca explicou para Filó que Tenório avisou que, caso ela vá para a Justiça brigar pelos direitos dela, ela perderá tudo, já que atirou contra o marido. Filó, então, continuou explicando: “Eu tô achando que ele quer te passar para trás. Mas você não se preocupa, porque eu vou falar com o Zé, ele sabe dessas coisas melhor que eu”. Filó conversou com Zé Leôncio, que também concordou que Bruaca tem os direitos como esposa.

Reprodução/Globo

Alcides

Filó ainda aconselhou Bruaca sobre Alcides. Disse que ela não precisa ficar com vergonha de ter feito o que fez e por gostar do peão: “O sem vergonha da história é ele (Tenório)!”.

Globo/Paulo Belote

Filó de Bruaca?

Revoltada com a situação de Maria, Filó desabafou com Muda (Bella Campos) na cozinha: “Imagina só, se eu ia deixar me tratarem de Bruaca! Em um instante eu juntava meus panos e contava até três, já ganhava é mundo! Cê acha que eu ia aguentar? Não ia aguentar nem um terço do que essa mulher aguentou… pra homem nenhum nessa vida! Nem pelo Zé!”.

Globo/Fábio Rocha

Filó conselheira

Em seguida, Filó aconselhou Muda, dizendo para ela nunca deixar ser pisada por homem, nem pelo Tibério. “Cê ama seu marido, não ama? Então, cê nunca vai deixar ele em cima docê, tá entendendo? Porque homem, quando a gente deixa ele pisar pela primeira vez em cima da gente e a gente não reage, a gente vira capacho pro resto da vida. A póbi tá lá na sala e deu no que deu”, declarou.

Reprodução/Globoplay

Advogada

Em outra conversa com Zé Leôncio e Filó, Bruaca disse que Tenório afirmou que ela não ia ‘ganhar’ nada depois que o traiu, então não precisava colocar advogados no meio. Mas Filó garantiu que: “Quem foi sem vergonha primeiro, foi ele! Desculpa a maneira de falar (...) Não foi ele que botou um par de chifre primeiro? Ara!”. Zé Leôncio completou: “Ele tem prova disso, dona Maria? Porque, pelo o que eu sei, ele vem sendo infiel com a senhora há mais de 25 anos, fora os outros abusos que ele tem cometendo com a senhora esse tempo todo. Por isso eu acho que precisa de um bom advogado, para não cair em chantagem nenhuma. Não se preocupe que a senhora não estará sozinha!”.

Globo/João Miguel Júnior

Acolhimento

Depois que Tenório encontrou Bruaca na fazenda de Zé Leôncio, Maria ficou toda nervosa, mas Filó acolheu a amiga: “Não era pra menos, Maria! Eu sei, é comum isso, porque tem coisa que é difícil da gente esquecer, fica aqui na gente! Ainda bem que nóis tá aqui com ocê, nóis tá aqui com ocê!”.

Reprodução/Globoplay

Sororidade

Após Eugênio (Almir Sater) encontrar os dois filhos mais novos de Tenório, Bruaca ficou aliviada: “Eu dei Graças a Deus que acharam, eu tava agoniada, viu? Só de imaginar o desespero daquela mãe, pobre coitada!”. Mas Zefa (Paula Barbosa) não concordou com a pena que a ex-patroa estava sentido, porque a amante também a enganou por anos. Filó, sem pensar duas vezes, saiu em defesa de Bruaca e de Zuleica: “Larga de besteira! Ocê presta atenção numa coisa, nessas horas é muito mais fácil botar a culpa nas muié! E a gente não enxerga que o verdadeiro culpado é o homem que não presta, né? Ara! (...) Ocê (Bruaca) era casada com quem? Com ele!”.

Reprodução/Globoplay

Defesa

Em conversa com Zé Leôncio, Filó refletiu o porquê deles nunca desconfiaram do pesadelo que Bruaca vivia em casa: “É engraçado isso, né, Zé? Porque ela veio aqui uma vez, Tenório veio aqui uma par de vez, e nem passou pela nossa cabeça o tormento que essa mulher tava sofrendo na mão daquele infeliz! (...) Ela tem os direitos dela, mas ela não vai atrás disso, não. Ela quer, mas tá com medo. Nóis vai ficar do lado dela, mostrar que ela não tá sozinha nessa batalha. Não basta só colocar dentro de casa, tem que acolher, dar força. Mostrar para ela que, se ele vir aqui atrás dela, ela vai poder se defender”.

Globo/Victor Pollak

Passado

Filó ouviu Zefa e Maria conversando sobre o passado como prostituta. Ela confirmou a história e ainda mostrou para Bruaca que é possível ter forças para lutar: “É, Maria, não é só você, não, mia fia. Como muié já passei por muitos maus bocados nessa vida, até perceber que somos nós mesmas que temos que tomar rédea do nosso destino, sabe? Eu tenho essa força… tenho… mas também tenho as cascas da vida… as feridas. Como ocê também tem! E tem sim, se não, ocê não tava aqui!”.

Globo/João Miguel Júnior

Em briga de marido e mulher… se mete a colher?

Em conversa com Zefa e Tadeu, Filó se revoltou com o ditado “em briga de homem e mulher não se mete a colher”: “Que ninguém mete a cuié? Eu queria saber quem foi o desinfeliz que inventou um ditado desse? Porque eu ia pegar esse rolo (de massa) aqui e ia fazer isso aqui pra se arrepender da besteira que tá falando. Não é pra tanto? Se você soubesse o tanto de mulher que sofre por causa dessa história de não meter a colher, ocês ia entender a minha réiva!”.

Reprodução/Globoplay

Campo x Cidade

Como já falamos, Filó nasceu e foi criada no interior, sem acesso a internet ou a qualquer tipo de informação. Diferente de Irma, Mariana, Zuleica e Guta. As quatro já deram discursos feministas, mas nenhuma foi à luta como Filó. Guta, por exemplo, viu de perto o sofrimento de Bruaca o tempo todo, inclusive sabia que o pai tinha uma segunda família, mas ela preferiu ficar no discurso lacrador do que realmente tomar alguma atitude.

Reprodução

Guta

A filha de Tenório e Bruaca sempre bateu de frente com as atitudes machistas, não só do pai, mas como de qualquer outro homem da novela. Porém, a partir do momento em que o feminismo começou a tirar os privilégios que ela tinha, como ter comida feita e roupa lavada pela mãe, ela foi contra as decisões de Bruaca. Guta não gostou nenhum pouco de ver que sua mãe estava se libertando aos poucos, além disso, quando soube que Maria estava tendo um caso com Alcides, julgou e brigou com a mãe - se esquecendo que o pai tinha duas famílias. A reação que a personagem de Julia Dalavia teve com a mãe foi bem diferente da qual ela teve com o pai: Guta ficou mais revoltada em descobrir que Marcelo (Lucas Letto) era seu irmão, por quem estava apaixonada, do que descobrir que seu pai era infiel.

Globo/João Miguel Júnior

Sororidade 2

Filó, antes mesmo da chegada de Bruaca, já tinha atitudes feministas. Ainda na primeira fase, ela fez o parto de Madeleine (Bruna Linzmeyer) e acolheu a esposa de Zé Leôncio, mesmo amando o Rei do Gado. Mostrou que tinha sororidade, sem mesmo saber o que isso significa. Além disso, recebeu e aconselhou Irma, e depois Mariana.

Reprodução

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline