Puxada de tapete e castigo: Como Lívia Andrade deu a volta por cima

Lívia Andrade comeu o pão que o diabo amassou antes de entrar na Globo. Protegida por Silvio Santos durante anos, ela enfrentou inveja, ciúmes e inúmeros ataques pessoais em seus últimos anos no SBT. Sofreu tentativa de puxada de tapete e ainda recebeu um castigo do patrão, motivo que a fez romper com a emissora que a revelou. Após dois anos fora da TV, ela deu a volta por cima. Veja a trajetória:

Símbolo sexual

A primeira guinada na carreira foi em 2009. Por quase uma década, Lívia era tratada apenas como um símbolo sexual. Seus destaques como musa do Carnaval, ensaios para a Playboy e trabalho como assistente de palco no Festa do Mallandro sexualizaram demais sua imagem.

Reprodução/Instagram

SBT

Em 2009, o SBT decidiu dar uma chance para ela mostrar outros talentos e a escalou para a novela Vende-se um Véu de Noiva. Lívia já fazia participações em A Praça É Nossa desde 2004, mas o trabalho no humor não lhe dava a seriedade que se espera de um ator dramático. A repercussão positiva na trama adaptada por Íris Abravanel a colocou em outro patamar na casa, e ela passou a ser tratada com mais respeito dentro da emissora.

Reprodução/Instagram

Novelas

Outras novelas vieram na sequência, como Uma Rosa com Amor (2010) e Corações Feridos (2012). Mas em Carrossel (2012-2013) ela conseguiu algo inédito em sua carreira: conquistou o público infantil. Por conta do sucesso, foi escalada para Chiquititas (2014), outro fenômeno de audiência da emissora.

Reprodução/SBT

Fofocalizando

Em 2017, Lívia estava mais madura e foi escalada por Silvio para apresentar o Fofocalizando. Ela teve um período positivo à frente do programa de fofocas, mas a partir de 2019 as coisas começaram a azedar para o seu lado e o desgaste na relação com o SBT passou a ficar evidente.

Reprodução/Instagram

Sucesso

O programa chegou a ser o mais visto da emissora, com índices de audiência alto para os padrões do SBT, chegando a encostar até mesmo na Globo. E isso causou ciumeira nos corredores. Lívia, que já ganhava olhares tortos por ser uma das protegidas de Silvio Santos, começou a enfrentar sucessivas tentativas de puxadas de tapete.

Reprodução/Instagram

Mara Maravilha

Mara Maravilha foi sua inimiga durante muito tempo. As duas trocavam farpas ao vivo, promoviam escândalos e ataques mútuos nas redes sociais, se atropelavam quando estavam no ar no Fofocalizando. Houve um período que o público ligava a TV para assistir a animosidade entre as duas e sequer se importava com o conteúdo do programa.

Reprodução

Geladeira

As duas sempre foram protegidas por Silvio Santos, que muitas vezes atuou como um "pai", e não como patrão. Castigos eram aplicados com frequência, e vira e mexe uma era colocada na geladeira do SBT, na tentativa de acalmar os ânimos.

Reprodução/Instagram

Pandemia

Lívia já vinha se incomodando com sua relação com o SBT, e o estopim ocorreu em março de 2020, quando ela fez um desabafo ao vivo no Fofocalizando contra a Igreja Universal do Reino de Deus após acreditar em uma fake news que ela viu na web, onde um pastor estaria vendendo álcool em gel ungido no auge da pandemia.

Reprodução/Instagram

Edir Macedo

O texto de Lívia irritou profundamente Edir Macedo, dono da IURD e amigo pessoal de Silvio Santos. O religioso entrou em contato com o dono do SBT, que atendeu o pedido do amigo e afastou a apresentadora por dois meses do ar.

Reprodução/Instagram

Chris Flores

Neste meio tempo, Chris Flores foi escalada interinamente para comandar o programa de fofocas e o público gostou da mudança. E no estúdio, antigas rivais de Lívia faziam questão de provocá-la à distância.

Reprodução/SBT

Demissão

Em maio, ela voltou ao ar. Mas na condição de comentarista, não de apresentadora. Neste período, o programa havia sido rebatizado de Triturando. Rebaixada, ela ficou menos de uma semana no ar e resolveu pedir as contas do SBT. Marcava ali o fim de uma parceria que havia durado quase 20 anos.

Reprodução/Instagram

Villa Mix

Em novembro do mesmo ano ela fez seu primeiro trabalho no Grupo Globo: atuou como coapresentadora do reality show Próximo Nº1 VillaMix, exibido pelo Multishow. Foi neste período que ela conheceu o empresário Marcos Araújo, dono do Villa Mix, com quem namora até hoje.

Reprodução/Instagram

Projetos

Desde que saiu do SBT, seu nome figurou em listas dos principais realities da TV brasileira. Ela esteve muito perto de fechar com a Globo para o BBB22, e também com a Record, para A Fazenda 13. Mas sua ambição era maior. E com a ajuda do namorado, ela esteve prestes a emplacar um programa musical na Band, que receberia o patrocínio do Villa Mix. Mas a emissora não aprovou o piloto e o projeto foi totalmente descartado.

Reprodução

Globo

Quando tudo parecia caminhar para um lugar negativo, Lívia surpreendeu os fãs ao fechar com a Globo. Havia uma grande resistência por parte da líder de audiência em contratá-la, mas Luciano Huck intermediou a negociação e reforçou seu interesse em tê-la como jurada do quadro Acredite Em Quem Quiser, que terá uma nova temporada no Domingão com Huck ainda neste mês.

Reprodução/Instagram

Domingão

Nas redes sociais, a ex-pupila de Silvio Santos comemorou o novo emprego e ainda debochou dos inimigos: "Houve boatos de que ela estava na pior", escreveu no Twitter.

Reprodução/Instagram

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline