A Globo e a Record foram indicadas para concorrer ao Emmy internacional de jornalismo de 2022. O prêmio, que corresponde ao Oscar da televisão, selecionou o Jornal Nacional para concorrer com a matéria da Prevent Senior e o Domingo Espetacular com a reportagem da luta de um jornalista brasileiro contra o Parkinson.
O JN e o Fantástico estão juntos na disputa por um só troféu, com a cobertura do caso Prevent Senior, que ocorreu em setembro de 2021. A empresa brasileira foi denunciada pelos programas, por causa do uso de remédios sem eficácia contra a Covid.
Depois que a matéria foi ao ar, ocorreu a CPI da covid, e foi descoberto sérios problemas na empresa, como a ocultação de mortes por Covid. Na mesma categoria, a Globo está concorrendo contra matérias de outros países, como Catar, Estados Unidos, França e Reino Unido.
Na categoria de assuntos atuais, o programa Domingo Espetacular, da Record, aparece com a reportagem de André Tal, jornalista brasilero que lutou por anos em segredo contra a doença de Parkinson. Na matéria ele conta sobre suas dificuldades, mas também fala da esperança em fazer um tratamento experimental.
A cerimônia da premiação do Emmy Internacional ocorre no dia 28 de setembro, em Nova York.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.