Globo escancara preconceito com orientais e comete erro em novela

A atriz Ana Hikari mais uma vez desabafou em seu Twitter sobre a falta de representatividade na Globo, em escolhas de personagens que são asiáticos ou de descendência asiática. Ela se mostrou indignada e disse que se sente feita de palhaça cada vez que a empresa comete yellowface, um ato racista, quando pessoas brancas se fantasiam e assumem papéis de pessoas asiáticas.

Yellowface em Cara e Coragem

Ana Clara e Bruno de Luca foram escalados para fazer uma participação na novela das 19h, Cara e Coragem. Com pele branca e cabelos ruivos (Ana) e também de pele branca e cabelos pretos (Bruno), os dois vão representar orientais em um comercial de televisão fictício.

Reprodução/Instagram

Os dublês não ficaram de fora

Com uma temática inspirada na cultura oriental, os dublês Pat (Paola Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) se caracterizam com figurinos idênticos aos da dupla de apresentadores, e eles terão a missão de fazerem as cenas de ação mais arriscadas. Pat chega a usar uma peruca ruiva para ficar mais parecida com Ana Clara.

Reprodução/Instagram

Não foi a primeira vez

Na novela Sol Nascente, de 2016, a escolha do elenco foi muito criticada pelo público. A cultura japonesa era o tema central da trama, mas trazia atores como Giovanna Antonelli e Luís Melo em papéis de orientais.

João Miguel Júnior/TV Globo

Alice Tanaka

Filha adotiva de Tanaka (Luis Melo), Alice tinha uma grande gratidão pelo pai que a acolheu e que deu a ela uma criação pautada pelos valores e costumes da cultura japonesa. Era a melhor amiga de Mario (Bruno Gagliasso). Quando foi estudar no Japão, Alice conheceu César (Rafael Cardoso), com quem se envolveu e começou um relacionamento. Mesmo com toda a explicação dada na história sobre a origem da personagem, o público criticou duramente a escolha de Giovanna para o papel.

Mauricio Fildago/TV Globo

Kazuo Tanaka

Interpretado por Luís Melo, Kazuo Tanaka era neto de um americano e de uma japonesa, e havia se mudado para o Brasil há 50 anos. No país, também conheceu e se apaixonou pela caiçara Rosário (Karolina Albertassi), mãe de Alice (Giovanna Antonelli). Os dois se casaram e Tanaka assumiu Alice como filha. A escolha do ator também causou revolta na classe artística.

João Miguel Júnior/TV Globo

Alice original

Danni Suzuki foi a primeira escolha de Walther Negrão para interpretar a protagonista de Sol Nascente. Em 2020, a atriz fez uma revelação bombástica em uma live, dizendo que foi tirada da novela sem receber nenhuma explicação plausível. E ainda insinuou que a escolha de Giovanna Antonelli tinha ocorrido por ela ser casada com o diretor da trama, Leonardo Nogueira.

Reprodução/Instagram

Negócio da China

A penúltima novela de Miguel Falabella na Globo também errou na escolha do elenco. Com temática chinesa, a trama tinha apenas cinco atores descendentes de asiáticos, o que causou revolta para a comunidade chinesa na época. Além disso, as publicidades de Negócio da China praticavam yellowface, com cartazes de divulgação que tinham os atores puxando os olhos.

Reprodução/Twitter

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline