Filme inspirado em música de Legião Urbana chega ao Globoplay; conheça

O filme Eduardo e Mônica, inspirado na música da banda Legião Urbanda, estreou no Globoplay na última sexta-feira (29). A canção conta a história de um casal que se conheceu por acaso e que, juntos, passaram por altos e baixos, mas que conseguiram construir uma família. O filme, estrelado por Gabriel Leone e Alice Braga, estreou nos cinemas em janeiro deste ano. Conheça a música que deu origem ao longa:

Legião Urbana

A banda, fundada em 1982, em Brasília, era composta por Renato Russo, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Rocha. Mas após a morte do vocalista, Renato Russo, em 1996, os integrantes decidiram encerrar o grupo. Legião Urbana possui oito álbuns de estúdio, duas coletâneas oficiais, três álbuns ao vivo e um DVD.

Reprodução

Eduardo e Mônica

A música Eduardo e Mônica foi lançada em 1986 e o casal que inspirou a letra existe na vida real: Leonice e Fernando Coimbra. Eles conheceram Renato Russo nos anos 1980, quando ele ainda era apenas um jovem tentando sobreviver de música nas ruas de Brasília. Mas ao contrário da canção, ela jamais estudou medicina, nem era mais velha que Fernando. Leonice considera o marido o verdadeiro intelectual do casamento. Hoje em dia, "Eduardo" não joga mais futebol de botão e se tornou embaixador do Brasil no México, onde o casal mora. "Mônica" é artista plástica - talvez ainda com alguma tinta no cabelo? rs.

Reprodução

Década de 1980

O filme se passa em 1986, mesmo ano em que o álbum Dois foi lançado. O longa-metragem possui várias referências ao ano, como os telefones, filmes do Gordard e pôsteres de atores famosos da época.

Divulgação/Janine Moraes

Godard

"Eduardo e Mônica trocaram telefone / Depois telefonaram e decidiram se encontrar / O Eduardo sugeriu uma lanchonete / Mas a Mônica queria ver um filme do Godard". E assim foi o primeiro date do casal! Mas, afinal, quem é Godard? É o diretor francês Jean-Luc Godard, famoso por filmes como O Desprezo, Acossado e O Demônio das Onze Horas. Em 1986, o francês lançou Ascensão e a Queda de Uma Pequena Produtora de Cinema. Será que foi esse filme que os pombinhos assistiram?

Divulgação

Parque da Cidade

Parque da Cidade foi o lugar de muitos encontros do casal. O local foi construído em homenagem a esposa de Juscelino Kubitschek, ex-presidente e fundador de Brasília. Lá, os integrantes da Legião Urbana se encontravam para tocar violão e compor.

Divulgação

Referências da música no filme

"Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus, de Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud". No filme, assim como na música, Mônica gosta de Manuel Bandeira (escritor e poeta brasileiro), da banda inglesa de rock Bauhaus, do poeta francês Rimbaud, do pintor Van Gogh, da banda Mutantes, que era liderada pela cantora Rita Lee, e é muito fã de Caetano Veloso.

Reprodução/Youtube

Faroeste Cabloco

Eduardo e Mônica não é o primeiro filme inspirado em uma música de Renato Russo. Em 2013, Faroeste Cabloco também virou filme, protagonizado por Isis Valverde e Fabrício Boliveira, e conta a história de João de Santo Cristo. René Sampaio é o diretor dos dois filmes, que agora, ambos estão no Globoplay. Spoiler: O ator que deu vida a João de Santo Cristo aparece em Eduardo e Mônica, em uma participação especial... Preste atenção na cena da festa em Brasília.

Divulgação

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline