Toca Cavalo Preto, Tibério!: Música de Pantanal vira fenômeno na web

Quem é pantaneiro de verdade já ouviu: “Toca Cavalo Preto, Tibério!”. Segundo uma pesquisa feita pelo G1, a busca pela música-tema de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e seu pai, o Velho Joventino (Irandhir Santos), cresceu mais de 3000% só no YouTube, enquanto no Spotify 931%, desde a estreia da novela. Veja a seguir curiosidades sobre o hit de Pantanal:

Modão

A música foi composta por Anacleto Rosas Júnior, nascido em Mogi das Cruzes, São Paulo, e em 1942 conheceu o cantor e compositor Capitão Furtado, quando se mudou para a capital paulista. Foi através desta parceria que Cavalo Preto chegou para a dupla Palmeira & Luizinho, que gravou pela primeira vez em 1946.

Reprodução

Várias versões

Outros cantores já gravaram a música, como a dupla Tonico & Tinoco, Cezar & Paulinho, que contaram com a participação especial de Inezita Barroso, e Sérgio Reis, que interpretou Tibério na primeira versão de Pantanal. A versão do cantor fez parte das duas versões, mas na segunda, quem dá vida ao peão é Guito.

Reprodução

Cavalo Preto

A música conta a rotina de um peão que tem um “cavalo preto, por nome de Ventania”, que viaja pelo Brasil e deixa “rastro de saudade” por onde passa. Com o sucesso do remake de Pantanal, outros artistas começaram a cantar a canção, se tornando um verdadeiro hit! Supla, por exemplo, não perdeu o tempo e soltou a voz no Encontro com Patrícia Poeta. A atriz Paula Barbosa, que interpreta a Zefa na novela, também cantou a música no programa É de Casa.

Globo/João Miguel Júnior

É hit!

Zé Leôncio gosta da música porque lembra do pai, o Velho Joventino, que também gostava muito do modão. As buscas por Cavalo Preto aumentaram muito desde que Pantanal estreou na TV Globo. No Spotify cresceu 931% e no YouTube mais de 3.000%. Um verdadeiro hit após 76 anos da primeira gravação.

Globo/João Miguel Júnior

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline