53 anos de Dira Paes: Relembre 13 trabalhos da Filó de Pantanal

Hoje, 30 de junho, Dira Paes completa 53 anos, mas quem ganha o presente somos nós, que há décadas temos o privilégio de acompanhar o a talento e dedicação da atriz na TV e no cinema. Relembre alguns dos projetos que Dira nos presenteou com sua atuação impecável:

Araponga (1990)

Dira estreou na TV com a minissérie Carne de Sol, da Band, em 1986, mas sua estreia na Globo foi com a novela Araponga, ao lado de grandes nomes como Tarcísio Meira, Christiane Torloni e Ary Fontoura.

Reprodução

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998)

A minissérie brasileira, produzida pela Rede Globo, é uma adaptação do romance de Jorge Amado. Dira Paes interpretou Celeste, que se envolveu com Juliana, interpretada por Cyria Coentro.

Reprodução/Globo

A Diarista (2004)

Mas foi na sitcom A Diarista que Dira Paes conquistou o grande público ao interpretar Solineuza, melhor amiga de Marinete (Cláudia Rodrigues). A faxineira, pouco inteligente e muito ingênua, tinha uma voz fina e infantil. E Marinete, impaciente, vivia xingando a personagem de "poia", "songamonga" e "lesa".

Divulgação/Globo

Caminho das Índias (2009)

Um dos personagens mais icônicos de Dira, sem dúvida, foi Norminha, de Caminho das Índias. Era uma morena fogosa que dava leite com sonífero para o marido Abel (Anderson Muller) dormir e poder curtir a vida noturna... Tudo ao som de Calcinha Preta: "Você não vale nada, mas eu gosto de você" - o que fez bombar ainda mais o sucesso musical.

TV Globo/João Miguel Junior

Ti Ti Ti (2010)

Dira interpretou Marta, uma costureira, mãe solo de três filhos e que guarda um grande segredo de amor do seu passado: Se envolveu com Jacques Leclair (Alexandre Borges). Mas no final da novela, termina com Ariclenes (Murilo Benício).

TV Globo/João Miguel Junior

Fina Estampa (2011)

Dira deu vida a Celeste, vítima de violência doméstica do marido, Baltazar (Alexandre Nero) e procurava força para seguir na relação com a filha, Solange, interpretada por Carol Macedo. "Mesmo sendo violada fisicamente e moralmente, ela apoia a filha. Ela se arrisca pela filha. Ela vai atrás dos sonhos da filha. Ela reforça os desejos da filha, para que ela não repita o seu ciclo de frustração. Se realizar através de um filho é real e isso é muito maternal", revelou sobre sua personagem.

Globo/Zeca Guimarães

Salve Jorge (2012)

Interpretando Lucimar, Dira fez o Brasil se emocionar quando descobriu que sua filha na ficção, Morena (Nanda Costa), estava sendo explorada na Turquia.

TV Globo/Matheus Cabral

Amores Roubados (2014)

Dira interpretou mais uma Celeste, mas, dessa vez, foi na minissérie Amores Roubados, da Globo. Na trama, sua personagem viveu um romance proibido com o personagem de Cauã Reymond, o Leandro. Dira gravou algumas cenas calientes com o ator e aos 44 anos, apareceu nua nas telinhas.

Globo/João Cotta

O Rebu (2014)

No remake de O Rebu, Dira deu à vida a Rosa Nolasco, uma delegada aclamada pelos telespectadores.

Globo/Estevam Avellar

Verão 90 (2019)

Dira interpretou Janaína, mãe de Jerônimo (Jesuíta Barbosa) e João (Rafael Vitti). Na época, os telespectadores elogiaram o trabalho da atriz, que conseguiu transformar uma personagem morna em protagonista na novela.

Globo/João Miguel Júnior

Celeste e Estrela (2005)

Já no cinema, Dira foi a protagonista do filme Celeste e Estrela, interpretando Celeste Espírito Santo, sob direção de Betse de Paula. Esse foi o segundo filme que a atriz fez com essa diretora - fez também O Casamento de Louise, em 2001.

Divulgação

2 Filhos de Francisco (2005)

Dira deu vida a Helena, mãe dos dois cantores Zezé Di Camargo e Luciano.

Divulgação

Divino Amor (2019)

Ainda nas telonas dos cinemas, Dira interpretou Joana, que usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços é confrontada com uma crise no seu casamento com Danilo (Júlio Machado), que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.

Divulgação

BÔNUS: Pantanal (2022)

Ainda no ar na TV como Filó, Dira vem encantando os fãs da novela com seu jeitinho doce e protetor.

Globo/João Miguel Júnior

Fique por dentro!

Siga a coluna nas redes sociais =)

Gabriel Perline