Atriz de Poliana Moça diz que foi orientada a esconder sua sexualidade

A atriz fez parte do elenco de Chiquititas e As Aventuras de Poliana

Foto: Reprodução/Instagram
Bel Moreira revela que não pôde falar sobre sua sexualidade

Bel Moreira, atriz que interpretou Débora na versão brasileira de Chiquititas e Raquel em Aventuras de Poliana, confessou que foi orientada a não falar sobre sua sexualidade em público, enquanto gravava as novelas infantis, pois acreditavam que sua bixesualidade poderia fechar algumas portas de trabalho. 

"Virou um gatilho. A partir do momento que eu ouvi que não poderia falar abertamente sobre minha bissexualidade, me senti sufocada. Queria, ao mesmo tempo, expor quem eu era e me esconder. Era muito estranho não poder falar sobre minha sexualidade. Na minha família, com meus amigos, isso jamais foi uma questão, tudo sempre foi com naturalidade. Foi um susto precisar me esconder", afirmou para a Revista Quem. 

Na época em que gravava As Aventuras de Poliana, Bel chegou a desabafar nas redes sociais, afirmando que se sentia pressionada pelos fãs que alegavam que ela era bissexual - antes mesmo dela declarar isso publicamente. "Foi bem complicado. Era uma sensação confusa. Era assustador. Não lidava bem com o armário, nem com a pressão", revelou Bel. 

No começo de 2022, aos 22 anos, a atriz publicou no seu perfil do Instagram  que é bissexual e que atualmente namora a Halana Lacerda, produtra de eventos e criadora de conteúdos. Segundo Bel, o feedback de seus seguidores foi positivo e usa sua visibilidade para combater a homofobia, principalmente a sofrida por bissexuais. 

"Sou uma pessoa muito mais feliz hoje. Foi uma surpresa ser recebida de braços abertos, mas mesmo se esse não fosse o caso, me assumir ainda teria sido a melhor escolha que já fiz. As pessoas se sentem muito confortáveis para serem bifóbicas. Sendo uma figura pública ou não, isso vai afetar a minha vida", disse.

Bel ainda afirmou que entende que está em um lugar de privilégios e que aproveita os espaços e alcances que tem para desestigmatizar os preceitos.

"Acho importante frisar que a comunidade LGBTQIAP+ como um todo sofre discriminação. Não sei se pode-se dizer que bissexuais sofrem mais ou menos, até porque há outras coisas a serem postas em questão. Raça e classe, por exemplo, são dois fatores fundamentais", afirmou. 

A atriz voltou a atuar como Raquel em Poliana Moça, que, assim como Bel, amadureceu. "Foi muito natural amadurecê-la, era algo que até sentia necessidade de fazer. O que compartilhei com ela foi provavelmente meu amadurecimento como atriz", comentou. 

*Com a colaboração de Gabriela Ramos.