Globo em crise: veja a lista completa de jornalistas veteranos demitidos

Que a Globo vive uma crise sem precedentes isso já não é mais segredo para ninguém. E a saída controversa que tomou foi simplesmente demitir jornalistas veteranos que ajudaram a construir a reputação da emissora em um de seus principais pilares: o Jornalismo. Chico Pinheiro e Carlos Tramontina engrossaram a lista dos desempregados nos últimos dias.

Chefão

Por mais que Ali Kamel, diretor geral de Jornalismo da Globo, envie sempre comunicados enaltecendo os feitos dos profissionais e divulgue suas saídas como uma "decisão em comum acordo", a realidade é outra: os nomes dos dois apresentadores já constavam na lista de cortes desde os tempos mais duros da pandemia. A emissora simplesmente está cortando os mais altos salários de sua folha de pagamentos. E assim limando profissionais que fizeram história na emissora. Veja a lista de demitidos:

Reprodução/Globo

Chico Pinheiro

A demissão de Chico Pinheiro vinha sendo ensaiada desde 2018, após o vazamento de um áudio em que ele defendia Lula e criticava Sérgio Moro. Com a chegada da pandemia, o jornalista ficou muito tempo fora de serviço e a emissora o colocou na lista de profissionais de altos salários que seriam demitidos. E a confirmação veio nesta sexta-feira (29/04).

Reprodução/Globo

Carlos Tramontina

Outro medalhão dispensado pela emissora foi Carlos Tramontina. No ano passado, mais precisamente em dezembro, eu soube que seu nome estava na lista de jornalistas que seriam dispensados, mas a Globo negou tal possibilidade. E depois de quatro meses veio a notícia fatídica: ele deixou a emissora após 43 anos.

Reprodução/Globo

Fernando Rêgo Barros

Foram 31 anos de trabalho na Globo, mas em fevereiro o jornalista Fernando Rêgo Barros foi surpreendido com a carta de demissão. Em uma publicação no Instagram, ele não escondeu sua frustração e lamentou o desemprego. "Quando gravei esta reportagem, no domingo a noite, para o Bom Dia Brasil de ontem (segunda-feira), eu não sabia que seria minha ultima matéria na Globo”, disse ele em trecho da nota.

Reprodução/Instagram

Vico Iasi

Em março deste ano foi a vez de Vico Iasi, que trabalhou na Globo por 30 anos. Ele vinha se dedicando ao Globo Rural desde 1996.

Reprodução/Instagram

Renato Machado

Demitido no final de novembro de 2021, após 39 anos na Globo, Renato Machado fez coberturas internacionais de extrema importância para a emissora, como os atentados terroristas em Paris e o acidente nuclear de Chernobyl, ambos em 1986. Foi âncora do Bom Dia Brasil por 15 anos, e nos últimos tempos se dedicou a reportagens especiais para o Globo Repórter.

Reprodução/Globo

Francisco José

Após 46 anos na Globo, Francisco José deixou a emissora no meio do processo de reestruturação financeira. Um dos maiores nomes do jornalismo do Nordeste, ele rompeu barreiras e invadiu um cenário dominado por sotaques paulistanos e cariocas no noticiário nacional da Globo. Ele também dedicou seus últimos anos a reportagens especiais para o Globo Repórter.

Reprodução/Globo

Isabela Assumpção

Foi por um telefonema que Isabela Assumpção recebeu a notícia de sua demissão da Globo após 41 anos. Foi no jornal impresso do grupo que ela se destacou e acabou ganhando espaço para migrar para a TV, onde fez coberturas importantes e ganhou diversos prêmios. "Foi duro, está sendo duro. Eu gostava do que fazia", disse ela em desabafo enviado aos amigos.

Reprodução/Globo

José Hamilton Ribeiro

José Hamilton Ribeiro foi demitido da Globo após 40 anos na emissora. Eles fez importantes reportagens para o Fantástico, Globo Repórter e Globo Rural.

Reprodução/Globo

Eduardo Faustini

Repórter secreto do Fantástico, Eduardo Faustini foi demitido após trabalhar por 27 anos na emissora. Sua identidade nunca foi exibida no vídeo para preservar sua integridade física, já que suas reportagens investigativas levaram à prisão diversas pessoas envolvidas com o crime no Brasil.

Reprodução/Globo

Ari Peixoto

Foi um casamento de 34 anos recheado de momentos positivos. Ari Peixoto foi desligado da Globo em outubro de 2021após passar pelo Bom Dia Rio, Jornal Nacional e se tornar correspondente internacional na América Latina e Oriente Médio. Em fevereiro deste ano, foi contratado pela Record.

Reprodução/Globo

Alberto Gaspar

A Globo demitiu em outubro o repórter Alberto Gaspar, que tinha 39 anos de casa. Ele estava presente quando Israel atacou a Faixa de Gaza, em 2008. Alberto também cobriu as Diretas Já e a morte do presidente Tancredo Neves. "Claro que é triste perder tudo isso, de repente. E não só para mim, pelas manifestações de carinho e de certa perplexidade que tenho recebido", escreveu ele quando foi demitido

Reprodução/Globo

José Raimundo

Experiente, premiado e muito querido pelos colegas, José Raimundo deixou a Globo em janeiro de 2021, meses antes da emissora iniciar a demissão em massa no Jornalismo. Foram 31 anos na casa. "Se tem uma coisa que me maltrata é a despedida. Mas como é inevitável, comunico o meu desligamento da TV Bahia. É aquela velha e conhecida regra: relação de trabalho só se mantém quando as duas partes querem", publicou em sua saída.

Reprodução/Instagram

Roberto Paiva

Roberto Paiva estava havia pouco mais de dez anos na Globo de São Paulo, após quase 20 trabalhando na rede. Ele foi demitido da emissora em outubro por conta de seu alto salário.

Reprodução/Globo

Linhares Júnior

Foi por meio das redes sociais que o narrador Linhares Júnior comunicou seu desligamento da Globo, após 13 anos, em novembro de 2021. Questionado pelos seguidores sobre seu "sumiço", ele mandou a real e informou que havia sido desligado.

Reprodução/Instagram

Marcos Uchôa

No pacote de saídas, há também quem tenha pedido para deixar a Globo por perceber mudanças na estrutura que não os agradavam mais. Foi o caso de Marcos Uchôa, que se demitiu após 34 anos sob o pretexto de querer mudar de vida e do foco de seu trabalho.

Reprodução/Globo

Veruska Donato

Frustrada com a falta de oportunidades na Globo, Veruska Donato pediu demissão no início de novembro após 21 anos na emissora. Nessa semana ela foi contratada para ser repórter da afiliada da Record em Mato Grosso do Sul.

Reprodução/Globo

Tino Marcos

Cansado com as mudanças no esquema de trabalho, Tino Marcos pediu demissão da Globo em fevereiro de 2021, após 35 anos na casa.

Reprodução/Instagram