Por que Arthur só é valente com mulheres e afina a voz para os homens?

Desde a saída de Jade Picon do BBB22, Arthur Aguiar tem se afundado no poço de arrogância e soberba dentro do reality show da Globo. E uma boa parte do público já deixou de amar o "pãozinho" por conta de seu comportamento controverso: ele só consegue ser valente nas discussões contra as mulheres, mas chega a afinar a voz e até mesmo a se silenciar quando é confrontado por algum homem do jogo. Por quê?

Valentão

No Jogo da Discórdia que rolou na noite de segunda-feira (21), o ator mais uma vez cresceu para cima de Laís Caldas, atualmente sua maior rival no programa, que o classificou como o participante mais arrogante do jogo. Ele falou alto, interrompeu, tentou invalidar a justificativa da médica e deu um show de arrogância. Mas quando Gustavo Marsengo o classificou da mesma maneira, ele ficou quietinho, ouvindo calado, e não interrompeu o advogado em nenhum momento.

Reprodução/Globo

Gatilhos

Nas redes sociais, o público criticou duramente o comportamento de Arthur no Jogo da Discórdia, principalmente as mulheres, que o acusaram de praticar o manterrupting, mansplaining e de praticar gaslighting contra Laís, tentando convencê-la de que ela tinha uma visão errada e distorcida do jogo, invalidando completamente a análise da médica sobre o andar da competição.

Reprodução/Twitter

Rivalidade com mulheres

Em outras ocasiões, Arthur teve o mesmo comportamento com outras mulheres da casa, principalmente Jade Picon, sua maior rival. O problema é que com a digital influencer ele não conseguia muitas brechas, mas mesmo assim forçava uma situação para vender ao público a imagem de que ela era uma traidora e ele uma simples vítima da situação. O pior é que o público caiu na lábia dele.

Reprodução/Globo

Garota interrompida

No Jogo da Discórdia da noite passada, Arthur deu seu showzinho particular de arrogância contra Laís Caldas. Enquanto ela tentava justificar o motivo de ter colocado o rapaz no topo do pódio dos arrogantes da casa, ele a interrompeu por diversas vezes.

Reprodução/Globo

Manterrupting

Laís foi interrompida por Arthur no mínimo 15 vezes. "Você distorceu as situações todas as vezes. Todas as vezes você distorceu a história ou criou uma história que não existia", insistiu o marido de Maíra Cardi.

Reprodução/Globo

Sem espaço

A médica, já com a voz embargada, fez questão de frisar seu incômodo com o excesso de interrupções e atravessamentos em suas falas, que a fez perder o foco por diversas vezes durante as construções de seus argumentos. "Posso falar? Você me interrompe em todos os Jogos da Discórdia", disse ela.

Reprodução/Globo

Deboche

Arthur ainda tentou ridicularizar Laís, dizendo que ela esperava os episódios ao vivo para "dar seu show", diminuindo todas as explicações que ela dá por colocá-lo como vilão em suas avaliações.

Reprodução/Globo

Intervenção

A situação ficou tão feia para Arthur que até Natália Deodato entrou na história. A designer de unhas foi a última a montar seu ranking e deu um recado direto para a médica, dizendo que ela não deveria abaixar a cabeça quando era confrontada por um homem, fazendo uma clara referência ao que acontecia frequentemente entre ela e Arthur.

Reprodução/Globo

A vez do pãozinho

Quando chegou a vez de Arthur montar seu pódio, ele precisou classificar quem eram as pessoas mais confiáveis da casa e colocou Laís em último lugar, Jessilane em penúltimo e Gustavo em antepenúltimo. Na hora de se referir ao advogado, ele falou de maneira mansa. Mas ao justificar sua escolha sobre as mulheres, o tom subiu.

Reprodução/Globo

Mais uma vítima

Jessilane partiu para cima de Arthur, que trouxe um episódio que havia acontecido na segunda semana de confinamento e que teria sido esclarecido há muito tempo. Enquanto a professora rebatia as falas do ator, ele novamente tentou crescer e também atravessou as falas dela.

Reprodução/Globo

Mais interrupções

Ao justificar a escolha de Laís como a menos confiável da casa, novamente os dois discutiram e a médica mal conseguiu argumentar, porque o "alecrim dourado" do BBB22 se exaltou e aumentou seu tom de voz, interrompendo ela por diversas vezes e ainda invalidando todas as suas argumentações.

Reprodução/Globo

Afinou

Quando chegou a vez de Gustavo montar seu pódio, lá foi o marido de Maíra Cardi ocupar o topo da lista dos arrogantes. Em vez do rapaz se exaltar, ele adotou uma postura bem mais tranquila em comparação às anteriores. "Você soltou a seguinte frase: continue falando, porque quem falou de mim saiu. Porra, isso foi a frase mais arrogante que eu ouvi nesse programa até hoje. Porque isso passa que todo mundo que fala mal de você está errado e que todo mundo que fala mal de você vai sair do programa."

Reprodução/Globo

Cadê sua voz?

Arthur tentou rebater, dizendo que Gustavo estava tirando de contexto, mas o advogado não abaixou a cabeça e novamente se impôs diante do ator, que ao contrário de adotar uma postura agressiva como a que teve com Laís e com Jessi, optou por ouvir tudo caladinho. "Aí que está, você sempre fala que a gente tira de contexto. Quando a tua frase abre para contextos diferentes, você não tem que culpar o outro por tirar de contexto. Você tem que ser mais claro nas suas frases para que elas não gerem outros contextos", disse o namorado de Laís, deixando o ex-Rebelde gaguejando.

Reprodução/Globo

Gaslighting

Após o Jogo da Discórdia, o termo "gaslighting" se tornou o assunto mais comentado do mundo no Twitter. Para quem não sabe, gaslighting é um abuso psicológico em que o abusador simplesmente distorce informações, omite dados ou inventa situações somente para fazer a vítima duvidar de sua própria memória e até mesmo de sua sanidade. E foi exatamente isso que Arthur fez com Laís no programa. Triste assistir a isso em rede nacional e ainda correr o risco de um sujeito como ele sair campeão desta temporada.

Reprodução/Globo