Faustão leva padrão Globo para a Band e faz SBT e Record comer poeira
Faustão na Band estreou nesta segunda-feira (17) e fez a emissora crescer exponencialmente no Ibope
O que Fausto Silva fez na noite desta segunda-feira (17) é um novo e importante capítulo da história da TV brasileira: ele levou para a Band toda a qualidade técnica da Globo e fez sua nova casa crescer exponencialmente no Ibope, deixando SBT e Record para trás.
Quem assistiu de casa teve a estranha sensação de estar vivendo um domingo em plena segunda-feira. Talvez leve um tempo para nos acostumarmos com a ideia de ouvir "ô louco, meu" todos os dias da semana e ver gente se arrebentando nas videocassetadas. Mas confesso que gosto da ideia.
E acredito que não estou sozinho. Afinal, a Band obrigava sua audiência a mudar de canal às 20h30 até a semana passada, quando cedia seu espaço para o pastor R.R. Soares apresentar o seu Show da Fé. Agora, depois de 18 anos, existe uma opção real de entretenimento nesta faixa.
O resultado não poderia ser melhor: a Band alcançou a vice-liderança, deu 10 pontos de pico na Grande São Paulo e se mostrou competitiva. SBT e Record, que há anos disputam o segundo lugar, nesta noite brigaram pelo terceiro. Que reviravolta!
"Tu enxerga isso aí? É uma bula de remédio?"
— Faustão na Band ✨ (@faustaonaband) January 18, 2022
Todo mundo quer saber o que tá escrito nas fichas do Faustão! #FaustaoNaBand ✨ pic.twitter.com/Dkqs5QaEx0
Faustão revitalizou a Band. E isso está estampado no rosto de todos os funcionários, desde a faxineira até os executivos. Nas duas últimas décadas nunca houve um trânsito tão intenso de artistas, convidados, jornalistas... e de dinheiro! O apresentador levou consigo empresas classe A, que estão investindo alto em seu programa.
O estúdio é uma coisa de outro mundo. A Band trocou todo o revestimento acústico, comprou paineis de led gigantescos, montou um palco que muda de cor de acordo com o quadro, construiu uma arquibancada para receber 400 convidados... é algo surpreendente para tudo o que a casa havia feito até hoje.
A pergunta que mais li nas redes sociais e que recebi dos poucos seguidores da coluna é: esse programa vai vingar? A resposta é simples. Enquanto houver Faustão, sim. Ele pertence ao panteão da TV brasileira, tem uma audiência cativa e qualificada, e a movimentação que ele provocou no mercado é algo sem precedentes.
Se ele vai ser vice-líder todas as noites ninguém sabe. Nem mesmo o próprio Faustão. Mas só o fato de conseguir tirar a Band do limbo nesta faixa e torná-la competitiva no horário nobre já é motivo de aplausos. Para quem não aguenta mais ver novelas, Faustão na Band é um respiro necessário. Vida longa!