Exclusivo

Jornalistas veteranos demitidos pela Globo entram no radar da Band

Renato Machado e Francisco José são alguns dos nomes de interesse da emissora para novo telejornal

Foto: Reprodução/Globo
Renato Machado e Francisco José estão na mira da Band para novo programa


De olho nos talentos desperdiçados pela Globo, a Band está de olho em alguns veteranos que acabaram de perder seus empregos. A ideia é colocá-los à frente de um novo programa jornalístico, ainda sem data de estreia definida, mas que deverá reforçar a grade de 2022. Renato Machado e Francisco José são alguns dos nomes de interesse da emissora.


Há um projeto desenhado para o ano que vem intitulado Band Repórter, um programa semanal que mostrará reportagens exclusivas e de profundidade, aos moldes de diversos programas do gênero, como o Globo Repórter e o Câmera Record.

O programa é dado como certo, mas a apresentação segue indefinida. Renato e Francisco são os nomes mais fortes cogitados pela emissora, mas outras opções de veteranos não são descartadas. O objetivo é ter mais um profissional que tenha saído da Globo recentemente. E como foram muitas as demissões, a lista de possibilidades é grande.

Renato Machado foi demitido na semana passada, após trabalhar por 39 anos na Globo. Ele fez coberturas de extrema importância para a emissora, como os atentados terroristas em Paris e o acidente nuclear de Chernobyl, ambos ocorridos em 1986. Foi âncora do Bom Dia Brasil por 15 anos, e nos últimos tempos vinha se dedicando a reportagens especiais para o Globo Repórter.

Francisco José trabalhou por 46 anos na Globo, e foi demitido recentemente por conta do processo de reestruturação financeira da emissora. Um dos maiores nomes do jornalismo do Nordeste, ele rompeu barreiras e invadiu um cenário dominado por sotaques paulistanos e cariocas no noticiário nacional da líder de audiência. Nos últimos anos, ele também vinha se dedicando às reportagens semanais do Globo Repórter.