Maior indústria audiovisual do mundo, o cinema indiano raramente aporta no Brasil, mas há honrosas exceções como “A Costureira de Sonhos”, que combina uma estética característica de Bollywood com algumas soluções tipicamente hollywoodianas provendo um choque cultural que prende atenção de um espectador, digamos, brasileiro.

Leia também:"A Juíza" examina trajetória de mulher que alavancou igualdade de gênero nos EUA

“A Costureira de Sonhos”
Divulgação
“A Costureira de Sonhos”

Ratna (Tillotama Shome) trabalha como empregada doméstica de Ashwin (Vivek Gomber), um engenheiro abastado, mas que vive em desesperança. Intuímos que por sofrer de amor. “ A Costureira de Sonhos ”, em um primeiro momento, aborda a maneira antagônica com que esses dois personagens se comportam perante a vida.

Leia também: Elogio da resistência, "Inferninho" abraça figuras marginalizadas pela sociedade

Aos poucos a diretora e roteirista Rohena Gera aprofunda seu olhar para o conflito de classes em uma Índia que resiste a abandonar tradições excludentes e perniciosas. Mas o faz com delicadeza e esmero ao observar o contraponto entre Ashwin, que mesmo endinheirado é tomado por um grande desgosto da vida, e Ratna, que mesmo com avolumadas adversidades, persegue seu sonho de ser costureira.

É justamente esse olhar de um para o outro que vai articular o conflito que define o terceiro ato do longa-metragem.

Leia também: "O Homem que Matou Dom Quixote" é sonata contra cinismo infiltrado na arte

Com uma atuação inspirada de Shome, que faz de sua Ratna uma bússola tanto para Ashwin quanto para uma ideia de Índia mais igualitária, como para os sonhadores de maneira geral, “ A Costureira de Sonhos ” abusa das cores e do trânsito entre os idiomas inglês, híndi e o dialeto marata, mas não abraça o histrionismo enquanto narrativa. O desfecho é sentimental, mas sem deixar a sobriedade de lado.

Ficha Técnica:

“A Costureira dos Sonhos”

Nome Original: Sir

Países: Índia, França

Gênero: Drama

Duração: 97 min

Classificação Etária: 12 anos

Direção: Rohena Gera

Roteiro: Rohena Gera

Elenco: Tillotama Shome, Vivek Gomber, Ahmareen Anjum e Geetanjali Kulkarni

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!