7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo chega ao Rio de Janeiro nesta semana

"Hafis & Mara" abre mostra com foco no cinema suíço e é um dos destaques da coluna Bastidores desta terça-feira (29); confira as demais atrações

 O 7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo chega ao Rio de Janeiro nesta semana após ficar em cartaz em São Paulo por boa parte do mês de maio. A mostra fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) de 30 de maio a 16 de junho. Itinerante, o evento também está em cartaz no CCBB DF até o dia 10 de junho.

Leia também: Parou tudo! Celebridades repercutem greve dos caminhoneiros nas redes sociais

Foto: Divulgação
Cena de Hafis & Mara, um dos destaques sétima edição do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo

O filme de abertura do 7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo é “Hafis & Mara”. O documentário dirigido pelo sírio Mano Khalil é uma melancólica declaração de amor à arte a partir das reflexões e da observação da rotina do casal Hafis e Mara Bertschinger.

Hafis é um artista impulsivo, enquanto Mara é uma mulher calma, caseira e que costuma não se expressar. Mas o filme desafia essa dinâmica e busca problematizar a natureza dessa relação. Em um dado momento, a postura de Hafis começa a ser questionada por Mara e é justamente o acesso a esse quadro que torna o filme relevante.

Khalil parece especialmente interessado na maneira intransigente como um artista reflete sua arte e monopoliza seu meio. O cineasta esteve em São Paulo para a abertura do evento na cidade.

Outros destaques

Além do filme de abertura, o público terá acesso a mais de 15 longas-metragens, nos gêneros documentário e ficção, destaque para o inédito “Diário da Minha Cabeça”, de Ursula Meier, vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim 2012 com o filme "Minha Irmã"; “O Som da Voz”, de Bernard Weber, que recebeu o Prêmio do Público no 53º Solothurner Filmtage; “O Tribunal do Congo”, dirigido por Milo Rau, que recebeu Menção Honrosa no DOK Leipzig, e “Sobre Ovelhas e Homens”, de Karim Sayad, que o foi o filme vencedor do Prêmio do Júri no 53º Solothurner Filmtage; entre outros.

Mais polêmica pela frente

A Netflix confirmou a segunda temporada de “O Mecanismo”, série criada e produzida por José Padilha (“Tropa de Elite”). As filmagens do segundo ano começam no fim do ano e o lançamento está programado para 2019.

Leia também: "O Mecanismo" dá ritmo de thriller policial à rotina política brasileira

A volta de Tracy Morgan

Foto: Divulgação
The Last O.G

Produzida pelo vencedor do Oscar Jordan Peele, “The Last O.G” marca o retorno de Tracy Morgan à TV. A série acompanha Tray (Morgan), um ex-presidiário que volta ao Brooklyn, depois de uma sentença de 15 anos, para encontrar a sua ex-namorada que agora cria seus filhos com um marido branco.

“The Last O.G” estreia nesta quinta-feira (31), às 18h20, no TBS. Serão exibidos dois episódios na sequência.

Keep calm, são só zumbis

Foto: Divulgação
Cena do filme 'Extermínio', de 2002

Na semana do feriado prolongado, quem ficar em São Paulo poderá conferir uma maratona de cinema com temática zumbi. De 01 a 03 de junho, o Centro Cultural São Paulo abrigará também sessões indoor de títulos aclamados do cinema de terror e sucessos de bilheterias, como filmes da franquia “Resident Evil”, “Extermínio” (2002) e o clássico britânico “Todo Mundo Quase-Morto” (2004).

A programação da maratona também contará com uma animada tarde de discotecagem ao vivo no sábado (2).  A Sunset Zumbi by Papelpop tomará os jardins suspensos do CCSP e preparará o público para a sessão de cinema ao ar livre de “Orgulho e Preconceito e Zumbis” (2016), que será exibido ao final da tarde.

No domingo (3), Armando Fonseca, Kapel Furman e Raphael Borghi - apresentadores do programa Cinelab (Universal Channel), comandam o Painel de Efeitos Especiais e Cinema de Terror: Como lutar contra um morto-vivo. O encerramento da maratona no domingo se dará com a exibição outdoor da superprodução estrelada por Brad Pitt, “Guerra Mundial Z” (2013).

As atrações fazem parte 22º Cultura Inglesa Festival que se estende com intensa e diversificada programação cultural na cidade até o dia 17 de junho.

Leia também: Festival de cinema suíço chega ao Brasil com preços acessíveis e obras inéditas