Com apenas 17 anos, Sofia Oliveira já se consagrou como um fenômeno da internet. São 4,1 milhões de seguidores no Facebook e 117 milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube . Tudo começou com o sonho e o desejo da jovem de cantar e, com alguns clipes caseiros postados nas redes sociais, o sucesso cruzou seu caminho. “O YouTube era uma oportunidade para eu entrar nesse rumo e foi tudo muito rápido”, afirmou a cantora em entrevista concedida ao iG .
Leia mais: Funk e sertanejo dominam lista de músicas mais ouvidas no YouTube no Brasil
O YouTube foi a forma que Sofia Oliveira conseguiu para ter o seu talento reconhecido pelas gravadoras, como a Warner Music, que já produziu dois clipes da artista, “Você foi Moleque” e, o mais recente, “Eu Te Amo Tanto”. “Sem o YouTube eu nem chegaria aonde eu estou hoje. Eu precisei dele para conquistar o público que eu tenho e por mais que ainda não tenha conquistado o off-line, o online vai me ajudar muito com isso”, revelou a artista, que é fã de outros músicos que começaram na plataforma, como Manu Gavassi e Justin Bieber. “É um bom começo para você fazer o que gosta de fazer”, refletiu a cantora sobre a plataforma.
Leia mais: "Papo de Pijama": conheça as quatro jovens que falam de sexo no Youtube
Outro aspecto da relação da artista com a plataforma é que através dela Sofia consegue buscar inspirações para o seu trabalho. Muitos dos covers que a fizeram famosa no streaming foram graças a sua releitura das “Cup Songs” estadunidenses para as músicas brasileiras. “Eu vejo muito vídeo. Como é um público que cria muito conteúdo, eu sempre estou olhando os vídeos no YouTube para buscar algumas referências”, revelou.”Quando você sai do Brasil tem coisas que não existem aqui ainda. O Cup Songs não existia no Brasil, eu nunca tinha visto alguém fazer com música brasileira então eu tive essa ideia de fazer”, exemplificou Sofia.
Leia mais: Youtuber Whindersson Nunes é o 2° mais visto no país: "Sai tudo da minha cabeça"
Diante deste cenário, Sofia agora poderá lançar o seu primeiro disco de músicas autorais “Quero gravar um álbum com mais músicas, a maioria das músicas já estão prontas, então só falta lançar”, revelou. “E tem os shows também, estou me preparando, ensaiando com banda...”, completou a artista que comentou que o lançamento do disco e da turnê acontecerá ainda no início do ano, mas ainda sem data específica.
Do mundo virtual para a realidade
O primeiro clipe musical gravado por Sofia Oliveira foi “Você foi Moleque”, em junho de 2016. Até então, a artista que já tinha milhares de seguidores ainda não havia produzido um vídeo técnico de alguma música. “Foi uma experiência bem nova e também foi boa porque eu já era acostumada com a câmera. Mas teve a parte de atuar, isso é uma coisa que não traz muito no YouTube , e muita gente me olhando”, revelou a artista. “Quando era só no YouTube, eu gravava no meu quarto, com ninguém me olhando. Foi bem diferente, mas é uma boa experiência. Tenho que me acostumar porque é isso que eu quero para a minha vida”, completou.
Os fãs de Sofia Oliveira, que antes comentavam e curtiam as suas publicações nas redes sociais, agora também se fazem presente em seu cotidiano. “Gosto muito de encontrar com eles, no show; é muito legal essa interação na internet, mas é muito diferente na vida real, você vê que a pessoa ela sente mesmo aquilo, tem gente que pede para tirar foto comigo e fica com vergonha, mas eu adoro”, contou a artista. “É uma forma de saber que o seu trabalho está sendo reconhecido”, completou.