Uma pesquisa inédita realizada no Brasil mostrou um panorama do trabalho das jornalistas mulheres nas redações brasileiras. O trabalho foi realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo (Abraji), junto com o Google News Lab e tem como objetivo investigar os desafios enfrentados pelas mulheres no exercício da profissão, bem como a possível discriminação de gênero. Com dados coletados de 477 jornalistas ao redor do Brasil, as informações reunidas são alarmantes: 83,6% das entrevistadas afirmaram já ter sofrido algum tipo de violência psicológica nas redações.
Leia também: Bruna Marquezine surge sensual em bastidores de ensaio de revista
O número aumenta ainda mais quando se trata de discriminação de gênero: 86,4% das mulheres já vivenciou pelo menos uma situação do tipo no ambiente profissional. E os depoimentos dão conta de diversos tipos de comportamento inapropriado, desde insinuações sexuais a violência física. Os dados são ainda mais preocupantes considerando que hoje as mulheres são maioria na redação.
Leia também: Grupo americano investe US$ 100 milhões e vai controlar a revista Rolling Stone
Entrevistados inconvenientes
Um dos dados levantados pela pesquisa é que, no caso da profissão, não são só os colegas de trabalho que podem ter atitudes de superioridade. Fontes também podem ser muito inconvenientes, para não falar que são assediadores descarados. Um caso famoso que veio a tona recentemente diz respeito a uma entrevista do ator Ben Affleck, que age de maneira completamente inadequada durante uma entrevista. Mais cedo esse ano, uma jornalista passou por situação similar ao cobrir um evento esportivo, um jogador de tênis a abraçou e beijou diversas vezes durante a conversa.
Prêmios
A Temporada de Premiações retorna às telas da TNT em janeiro de 2018, sob o comando da apresentadora Domingas Person. Serão quatro cerimônias com exibição ao vivo e exclusivas do canal neste mês.
No domingo (7), o público acompanhará todo o glamour e descontração do tapete vermelho da 75ª edição do Golden Globe Awards. Na quinta (11), a TNT estende o tapete azul para 23ª edição do Critics' Choice Movie Awards. No domingo (21), acontecerá a 24ª edição do Screen Actors Guild Awards e no domingo seguinte (28), se realizará a noite mais importante da música, a 60ª edição do Grammy Awards.
Bombaram no Amino em 2017
Em 2017, os membros das centenas de milhares de comunidades do Amino não pouparam esforços para enaltecer seus ídolos , filmes, séries e games favoritos. Nas comunidades da rede social, os fãs encontram um espaço seguro e propício para falar, ler, escrever e jogar quizzes sobre suas paixões e ainda encontrar pessoas que dividem os mesmos gostos.
Na música, Fifth Harmony, Pabllo Vittar e BLANC7 dominaram na lista. Já em filmes e séries, os destaques ficaram por conta de "Game of Thrones", "Pretty Little Liars", "It: A Coisa" e "Miraculous: As Aventuras de Ladybug". Por fim, quando o assunto foi games, "Clash Royale" e "Minecraft" estiveram na boca do povo.
TicToc by Bloomberg
O Bloomberg Media e Twitter lançaram no último domingo (17) o TicToc by Bloomberg, a primeira rede global que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, construída para uma plataforma de mídia social que visa a próxima geração de consumidores de notícias on-the-go e mobile-first. O TicToc by Bloomberg combina as capacidades globais de coleta de notícias dos 2.700 jornalistas e analistas da Bloomberg ao redor de 120 países, com o poder digital e imediatismo do Twitter, um dos canais de distribuição de notícias mais rápidos e primários do mundo.
A primeira programação do TicToc by Bloomberg apresentará uma mistura de vídeos ao vivo e reportagens dos jornalistas da Bloomberg ao redor do mundo, além de divulgar conteúdo de notícias dos consumidores, com curadoria e verificação por editores da Bloomberg, com uma separação em tempo real da conversa relacionada no Twitter. A experiência de notícias é projetada para ser interativa, rica em conteúdo do Twitter e consumível em qualquer dispositivo. A cobertura se concentrará em notícias de interesse geral em todo o mundo.
Magna
A Magna, braço de pesquisas da IPG Mediabrands, divulgou um estudo em que o investimento em anúncios no ambiente digital global ultrapassou, pela primeira vez, a publicidade na TV.
A publicidade no ambiente digital chegou a US$ 209 bilhões frente aos US$ 178 bilhões destinados à TV. Hoje, o montante em publicidade digital representa 41% do total de recursos em comparação aos 37% do total das verbas para a TV. Outros meios, como impresso, out-of-home e rádio dividem o restante da verba, 22%.
Segundo a CNBC, até 2020, quase metade dos dólares de publicidade global serão gastos no ambiente digital. A Magna ainda prevê que a mídia digital leve 44%, ou 237 bilhões de dólares, de todo o dinheiro do anúncio gasto globalmente já em 2018. Em 2020, a previsão da agência é que esse valor chegue a 50%, ou US$ 291 bilhões.
Leia também: Famosos reagem a discriminação com filha de Bruno gagliasso e Giovanna Ewbank