“Espírito de Dunkirk tem a ver com nunca desistir”, diz Kenneth Branagh

Entrevista exclusiva com ator britânico que está nos cinemas em “Dunkirk” é um dos destaques da coluna Bastidores deste sábado (29); confira

O prestigiado ator e diretor irlandês Kenneth Branagh é uma das atrações de “Dunkirk”, principal estreia do fim de semana nos cinemas brasileiros. Aos 57 anos o ator que é referência em Shakespeare e já viveu sir Laurence Olivier no cinema fala nessa entrevista veiculada com exclusividade pelo iG a respeito de sua primeira colaboração com Christopher Nolan , sua admiração pelo cinema “imaginativo” do britânico e a elaboração de seu personagem no épico de guerra.

Foto: Reprodução
Kenneth Branagh falou com exclusividade ao iG


Leia também: Movimento de música independente, Sofar Sounds tem apresentações no Brasil

Em “Dunkirk” , Kenneth Branagh faz um comandante inglês encarregado de liderar a evacuação de cerca de 400 mil soldados britânicos encurralados pelas tropas nazistas em uma praia no Norte da França. “Eles estavam presos em um inferno. Focar na realidade da experiência foi muito importante para Chris e para todos nós”.

Leia também: Criativo e original, Christopher Nolan é o cineasta mais poderoso de Hollywood

O convite

Quando Christopher entrou em contato pela primeira vez, ele apenas disse que queria conversar comigo sobre um projeto. Depois, quando ele estava em Londres, ele veio para ver a nossa companhia de teatro apresentando a peça de Shakespeare, “Conto do Inverno”, e na manhã seguinte nós estávamos preparados para nos encontrar. Isso foi quando eu soube que ele estava fazendo um filme sobre Dunkirk.

O convencimento

Todas as qualidades que as pessoas associam ao cinema de Chris – a construção matematicamente precisa, a humanidade e as camadas de significado na narração, o escopo épico, o pulso visceral, tudo isso estava lá. Eu achei que seria uma trajetória emocionante e uma profunda meditação na guerra e seu momento extraordinário na história.

Espírito de Dunkirk

Crescendo na Irlanda, eu sempre ouvia as pessoas utilizando a expressão “Espírito de Dunkirk”, mas só comecei a entender o que significava depois que eu comecei a aprender sobre a Segunda Guerra Mundial. Tem a ver com nunca desistir, não importa o quão impossível são as chances. Uma nação inteira unida em um épico, corajoso e impossível esforço de evacuação para trazer cerca de 400 mil soldados presos em terras ocupadas pelo inimigo para casa. Esse espirito transformou uma derrota potencialmente catastrófica em um “milagre de libertação”, como Winston Churchill chamava.

Foto: Divulgação
Kenneth Branag e James Darcy são dois dos bons atores britânicos a serviço de Chris Nolan em Dunkirk


O personagem

Bolton é um composto de algumas pessoas reais que estavam lá nas praias em Dunkirk para a duração. Ele é encarregado de organizar as logísticas da evacuação. Ele carrega uma enorme responsabilidade e, portanto, tem que manter uma cabeça tranquila e manter o máximo de controle possível debaixo dessas imprevisíveis e extremamente perigosas condições.

Bolton é de uma geração que esteve na Primeira Guerra Mundial também. Então, para sair da guerra para o fim de todas as guerras e encontrar ele mesmo, você pode sentir uma geração mais velha de britânicos dizendo: “Ao que viemos de novo?”. Eu penso que essa é a perspectiva que Chris estava interessado em expressar por meio deste personagem.

Christopher Nolan

O primeiro filme que assisti dele foi “Amnésia”. Eu tinha a clássica experiência de Christopher Nolan de assistir à aquele filme com algumas outras pessoas e depois ficar uma hora de intensa conversa tentando descobrir o que aquilo significava. Nós terminamos aquela hora sabendo apenas uma única coisa: que nós iríamos ver aquele filme novamente. Era imaginativo, inteligente e incomum, assim como todos os seus filmes sempre foram.

Chris encontrou um caminho de pegar uma abordagem independente para um jeito popular de se fazer filme que é único no cinema moderno. Ele faz filmes que são extraordinariamente complexos e frequentemente desafiadores, e ainda milhões de pessoas não apenas vão vê-los, eles assistem os filmes de novo e de novo. Independentemente de quão popular os filmes deles se tornaram, ele continua sendo um artista e um autor. Eu acredito que por esta razão ele tornou-se uma figura heroica tanto para a audiência quanto para as pessoas com quem trabalha atrás das câmeras.

Playboy

Renata Longaray , repórter do "Domingão do Faustão" , recebeu convidados na noite da última quinta-feira (27) para  o coquetel de lançamento da edição de inverno da revista. A festa foi realizada na balada NaLorena e contou com cerca de 200 jornalista e convidados, entre eles, o ator global Daniel Satti , que vive o personagem Viriato, na novela "Novo Mundo" . Juliana Valcézia , também repórter do Faustão , também foi prestigiar a capa da amiga.

Leia também: Renata Longaray define ensaio na Playboy como uma "virada" em sua carreira

Veja a galeria de fotos:

Cabaré no Estância

Neste sábado, (29), Eduardo Costa sobe ao palco do Estância Alto da Serra acompanhado pelo amigo Leonardo para levar aos fãs os melhores sucessos do projeto Cabaré , que em quase três anos já conta com apresentações sold out em todo o Brasil.

Quem se apresenta no mesmo dia na casa de shows é a dupla Bruno e Marrone , com um repertório recheado de hits colecionados durante os 31 anos de carreira.

A Ilha de Barbados

Para debater temas polêmicos e mostrar a opinião do universo masculino, a Rede Snack, rede multiplataforma de canais, lançou a Ilha de Barbados , um canal original e exclusivo conduzido por PC Siqueira, Rafinha Bastos e Cauê Moura . Destinado ao público adulto, o canal estreiou na última quinta-feira (26), às 18h, e terá vídeos novos duas vezes por semana, sempre às segundas e quartas-feiras nesse mesmo horário.

Foto: Divulgação
PC Siqueira, Rafinha Bastos e Cauê Moura assinam com a Rede Snack e lançam A Ilha de Barbados


“A parceria de PC Siqueira, Rafinha Bastos e Cauê Moura já havia mostrado sua força quando eles fizeram um collab para seus respectivos canais no YouTube em janeiro desse ano. A partir de então os pedidos para que eles se juntassem mais vezes nos vídeos só aumentou e deixou nítido o quanto a afinidade funciona bem na frente das câmeras”, afirma Nelsinho Botega, CEO da Rede Snack.

Maratona TNT

A minissérie "Deadline Gallipoli" , produção inspirada na famosa Campanha Galípoli , estreia esta sábado (29), na TNT Séries,  com maratona a partir das 13h. Com quatro episódios, a minissérie conta com nomes como Sam Worthington, Joel Jackson, Ewen Leslie, Hugh Dancy e Rachel Griffiths no elenco.

Foto: Divulgação/TNT
Deadline Gallipoli estreia com maratona neste sábado na TNT Séries


A produção australiana conta a história real de quatro correspondentes de guerra - Charles Bean, Ellis Ashmead-Bartlett, Phillip Schuler e Keith Murdoch - cujo trabalho no front da batalha teve um papel primordial no desfecho desse episódio da história.

"As Criadas"

O espetáculo "As Criadas", clássico da dramaturgia francesa escrito por Jean Genet (1910 - 1986) em 1947, estreia na próxima sexta-feira  (4 ) no Teatro Maison de France, no Centro do Rio de Janeiro. A direção é de Eduardo Tolentino de Araújo, e no elenco estão as atrizes Clara Carvalho (indicada ao Prêmio APTR 2017 por seu trabalho em "Anti-Nelson Rodrigues" , também com o Grupo Tapa), Mariana Muniz e Emilia Rey .

Vem por aí

Foto: Reprodução/Globo
Seu Abel está preocupado com proximidade de Mere e Zeca


No capítulo deste sábado (29) de "A Força do Querer", seu Abel ( Tonico Pereira ) não gostará nada da proximidade entre Zeca ( Marco Pigossi ) e Mere ( Fafá de Belém ) e a semana da novela de Glória Perez se encerra com o encontro do pai e da mãe do caminhoneiro. E agora?

Leia também: “Dunkirk” recria derrota dos aliados na 2ª guerra com ares de filme de terror