
O cantor Samuel Marques, conhecido por participar do The Voice Brasil em 2019, denunciou ter sido vítima de injúria racial dentro de uma academia na Graça, em Salvador , no último sábado (4). O artista relatou que um homem o chamou de “ urso do cabelo duro ” durante o treino.
Em vídeo publicado no Instagram, Samuel mostrou parte da conversa com o agressor, que confirmou a fala e tentou se justificar dizendo ter um genro negro.
Após o ocorrido, Samuel registrou boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin). Em nota, a Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado como injúria racial. Câmeras de segurança do local estão sendo analisadas, e testemunhas começaram a prestar depoimento.
O cantor afirmou que não pretende deixar o caso impune. “ Esse é um passo fundamental para legitimar o que aconteceu, porque racismo não é mal-entendido, não é piada, não é exagero — é crime. Quando denunciamos, mostramos que não vamos mais aceitar que a violência contra pessoas negras seja tratada com normalidade ou invisibilidade ”, disse.
Ele também explicou o papel da denúncia como forma de resistência. “ Falo por mim, mas também por tantos irmãos e irmãs que diariamente passam por situações semelhantes e muitas vezes não conseguem denunciar. Eu decidi não me calar. Que essa luta sirva de exemplo: toda vez que alguém sofrer racismo, é preciso registrar, denunciar e exigir justiça. Racismo não se relativiza, não se justifica: se combate. ”
A SmartFit comentou na publicação do músico: " Vimos sua publicação e ficamos extremamente preocupados com a situação. Essa não é a experiência que desejamos para nenhum de nossos usuários. Reforçamos que somos uma instituição aberta para todos, onde nenhum tipo de preconceito é tolerado. Poderia nos enviar o ocorrido pela DM, informando a unidade em questão, o horário e seu CPF, por favor? Pode contar com a gente para ajudar no que for preciso, tá bem? "
Samuel Marques ficou conhecido nacionalmente após integrar o time de Michel Teló no The Voice Brasil, onde apresentou a canção “ Feeling Good ”. Ele foi eliminado na Rodada de Fogo, mas conquistou destaque e chegou a cantar no carnaval de Salvador a convite de Ivete Sangalo.
Atualmente, o artista estuda canto lírico na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e trabalha como professor e backing vocal do cantor Saulo .