Gilberto Gil lamenta morte de Preta: “A lembrança dela vai ficar”

Cantor disse que a partida da filha contribuiu para despertar afetos

Gilberto Gil e filha, Preta Gil
Foto: Reprodução/Instagram
Gilberto Gil e filha, Preta Gil

Gilberto Gil falou nesta segunda-feira (28) sobre o luto pela morte da filha, Preta Gil . Antes da missa de sétimo dia da artista, o cantor conversou com jornalistas.


Segundo o músico, a despedida já era esperada por familiares e pessoas próximas. " Todos sabem, no país inteiro, que a Preta passou por um longo período de adaptação à partida, ao processo todo de ir embora ", declarou à imprensa no local.

Preta Gil, que lutava contra um câncer no intestino desde janeiro de 2023, morreu no último dia 20, após complicações da doença.

Ela passou por diversas cirurgias e etapas de quimioterapia e radioterapia no Brasil, mas nos últimos meses estava em tratamento experimental nos Estados Unidos .

" A ficha, para ela especialmente, e para nós todos, foi caindo aos poucos. Foram dois anos, não é? O que fica mais acentuado no pesar da perda é o fato de que houve um sofrimento muito grande dela ", disse Gil.

O cantor, visivelmente emocionado , afirmou que a memória da filha seguirá viva e a perda trouxe um impacto coletivo.

" Uma memória dela ter uma circulação muito grande, muito permanente, é um consolo, é um contraponto a essas dificuldades de afirmação do afeto pelas quais o mundo passa ultimamente. Então, a partida dela também tem essa contribuição, contribui para nós sermos mais amorosos e mais afetivos ", concluiu.

Show de Belém é adiado por luto

A equipe de Gilberto Gil anunciou o adiamento do show da turnê Tempo Rei , que aconteceria no dia 09 de agosto, em Belém, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).

A decisão foi tomada em respeito ao luto pela morte de Preta Gil.

Segundo comunicado oficial, a produção está trabalhando para remarcar a apresentação e garantiu que todas as outras datas da turnê seguem mantidas.

Novas informações serão divulgadas nos canais oficiais da turnê e da produtora 30e.


Morte e trajetória

A morte de Preta Gil foi confirmada por sua assessoria na noite de 20 de julho.

Filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha , ela nasceu em 08 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, e atuou como cantora, compositora, atriz e empresária.

Foi também afilhada de Gal Costa , um dos grandes nomes da MPB.

Preta deixou um filho, Francisco, de 28 anos, e uma neta, Sol de Maria, de sete.

Em agosto de 2024, chegou a revelar publicamente que o câncer havia voltado e se espalhado para outras partes do corpo. Mesmo com o tratamento fora do Brasil, o quadro evoluiu para uma condição irreversível.