Maya Massafera, Andressa Urach e mais: 5 famosas que mudaram a cor dos olhos cirurgicamente

Alahya James

Reprodução

Andressa Urach

Reprodução

Layyons Valença

Reprodução

Maya Massafera

Reprodução

Juliana Priscila

Reprodução

Riscos

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alertou para os riscos da cirurgia que altera a cor dos olhos, conhecida como ceratopigmentação. De acordo com o CBO, a técnica é recomendada somente a pacientes com cegueira permanente ou baixa visão, com o objetivo de melhorar a aparência ocular em vez da funcionalidade visual.

Reprodução

Efeitos

Entre os efeitos colaterais mais comuns estão dor, ardência, sensibilidade à luz, lacrimejamento constante e até perfuração da córnea. “Como em todos os procedimentos cirúrgicos, os principais riscos são de infecção e inflamação do olho operado", alertou Juliana Feijó Santos, cirurgiã oftalmologista, em entrevista à Agência Brasil.

Reprodução

Alerta

O CBO também ressaltou que o procedimento pode dificultar futuros exames oftalmológicos, como o mapeamento da retina e cirurgias de catarata, e interferir na resposta a doenças não diagnosticadas, como neoplasias ou herpes ocular.

Reprodução

Uso de lentes

A presidente do CBO, Wilma Lelis, reforçou que a população deve buscar alternativas seguras. “Pessoas com boa saúde ocular têm como melhor opção o uso de lentes de contato cosméticas, sempre com orientação de um oftalmologista”, afirmou.

Reprodução

Fique por dentro de tudo!

ig

Veja mais Top Stories