Concorrendo ao Oscar, o filme original Globoplay "Ainda Estou Aqui" tem chamado atenção pela grandiosidade de sua trajetória. Entre as mais de 10 locações que retratam o cotidiano da família Paiva , está a histórica Confeitaria Manon, localizada no coração do centro do Rio de Janeiro e em atividade desde 1942.
Tombada como patrimônio histórico , a confeitaria ganhou uma nova onda de popularidade após aparecer no filme, atraindo tanto antigos clientes quanto novos visitantes curiosos.
Em entrevista ao iG Gente, Fabiula Lopez, sócia da Manon , revelou que os frequentadores fieis têm reconhecido o local nas cenas e comentado sobre.
“Estamos recebendo muita gente nova que vem aqui não só para tirar fotos, mas conhecer a casa e provar o nosso doce queridinho, o Madrilenho. Estamos recebendo mais turistas também. Eles estão vindo para conhecer o local, pedindo para entrar e fotografar. Todos querem sentar à mesa e repetir a cena do filme“.
A Confeitaria Manon é uma das três mais antigas do Rio de Janeiro. Sob gestão familiar há três gerações, o negócio começou com sócios portugueses e ganhou destaque em 1965 , quando imigrantes espanhóis assumiram a casa e criaram o famoso Madrilenho, um pão doce especial que se tornou tradição.
“Além de ser tombada pelo patrimônio histórico, nossa confeitaria mantém a decoração e a essência do seu ano de inauguração, 1942”, explica Fabiula , sobre a escolha do local. Segundo ela, a produção buscava reproduzir um espaço muito frequentado pela família Paiva na época, mas que já não existe.
“Por isso, encontraram na nossa casa o lugar perfeito para essa substituição de cenário. Acredito também que nosso histórico com gravações tenha ajudado, já que a Manon já foi cenário de outras produções cinematográficas ”, contou.
A sócia também destacou o orgulho da equipe com o sucesso do filme: “Estamos muito felizes com a indicação e de podermos participar desse momento histórico para o cinema brasileiro.”
Além disso, Fabiula revelou que a confeitaria planeja criar uma homenagem especial ao filme. “Estamos pensando em criar algo para homenagear o filme, mas ainda não decidimos o que será.”
Gravação da cena
A Confeitaria Manon não foi apenas cenário para o filme "Ainda Estou Aqui" . O local já recebeu gravações de outros filmes, novelas e comerciais, incluindo o premiado "A Vida Invisível", vencedor em Cannes, que contou com a participação de Fernanda Montenegro. Agora, foi a vez de sua filha, Fernanda Torres, gravar no mesmo espaço.
Para as cenas de "Ainda Estou Aqui" , o processo envolveu cinco meses de visitas da equipe de produção, incluindo produtores, diretores e técnicos. “A gravação do filme aconteceu em um domingo, e tínhamos dois funcionários à disposição da equipe para auxiliar no que fosse necessário. A casa ficou fechada exclusivamente para a produção”, explicou Fabiula.
A preparação do cenário começou no sábado à tarde, após o fechamento da loja. “Eles montaram o cenário no sábado e filmaram tudo no domingo. Foram acrescentados alguns objetos cênicos para reforçar a ambientação da década de 1970, mas a decoração original foi mantida”, finalizou Fabiula.
Dirigido por Walter Salles, "Ainda Estou Aqui" é indicado ao Oscar como Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. Fernanda Torres que estrela a narrativa como Eunice Paiva também foi indicada na premiação. A atriz, vencedora do Globo de Ouro, está na disputa na categoria Melhor Atriz.