Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro
Humberto Maruchel
Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro

Neste domingo (19), a Academy of Motion Picture Arts and Sciences anunciará os indicados ao Oscar de 2025. A indicação tem sido muito esperada pelos brasileiros devido à expectativa que a atriz Fernanda Torres seja indicada na categoria de Melhor Atriz pelo trabalho em "Ainda Estou Aqui".

A interprete de Eunice Paiva venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de drama no dia 5 de janeiro. A crítica especializada aponta que a conquista pode aumentar suas chances de ser indicada ao Oscar 2025.

A revista Vanity Fair e o site Deadline , por exemplo, veem a vitória de Fernanda como um incentivo para que membros da Academia assistam ao filme brasileiro. A votação para os indicados começou em 8 de janeiro, e a presença de Fernanda no Globo de Ouro foi apontada como essencial para impulsionar sua candidatura.

"Torres entrega uma atuação borbulhante, mas corria o risco de ficar de fora da consideração se poucas pessoas vissem seu filme. Vê-la aceita o Globo (de Ouro) vai encorajar votantes da Academia a procurarem o filme", diz a revista norte-americana.

O reconhecimento da atriz não se limita ao Globo de Ouro . Fernanda já havia recebido o Critics’ Choice Award de melhor atuação internacional em outubro e foi mencionada em outras premiações, como a Associação de Críticos de Los Angeles , onde ficou em segundo lugar.

Apesar da força do Globo de Ouro como termômetro, especialistas lembram que ele não é o único critério. O Oscar possui um colégio eleitoral muito maior, com 9.905 votantes ligados à indústria do cinema. Já o Globo de Ouro é decidido por 300 jornalistas internacionais, uma diferença significativa.

A revista Variety classificou a vitória de Fernanda como a maior surpresa da noite. A publicação destacou que é difícil para atores internacionais ganharem espaço na categoria de melhor atriz, mas o prêmio fortalece suas chances na corrida ao Oscar. A Hollywood Reporter também elogiou a conquista, citando a força da concorrência vencida por Fernanda, incluindo Angelina Jolie e Nicole Kidman.

Na categoria de melhor filme internacional, "Ainda Estou Aqui" já era visto como forte concorrente ao Oscar, mas analistas consideram improvável uma vitória. O favorito na categoria é "Emilia Pérez", da França, que se destacou no Globo de Ouro e também é cotado para concorrer ao Oscar de melhor filme geral.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!