Morreu na manhã desta quarta-feira (18) a influenciadora de etiqueta Fernanda Britto, aos 64 anos. A influencer ficou conhecida nas redes sociais como Fernanda Britto Protocolo dando dicas de etiquetas nas mais diversas situações.
A informação foi confirmada por amigos e familiares. Fernanda estava internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, desde o dia 4 de dezembro, após um AVC. O quadro de saúde da influencer era tido como grave.
Fernanda será cremada numa cerimônia fechada, sendo permitida apenas a entrada de amigos próximos e familiares. Em nota publicada nas redes sociais, a equipe da influencer escreve: "Esta é, sem dúvida, a última notícia que nós, da equipe, gostaríamos de compartilhar, mas seguimos comprometidos com a transparência e o respeito que sempre tivemos por todos vocês."
O comunicado continua: "Fernanda amava as pessoas e amava estar conectada a elas. Respondia com carinho a cada mensagem que recebia e fazia questão de ligar quando um seguidor trazia uma dúvida mais elaborada - algo que não é tão comum no meio. Ela tinha uma paixão imensa por ensinar, fosse em palestras, vídeos ou cursos. Esse amor pelo conhecimento e pela troca de experiências é o que ela nos deixa como certeza: a importância de compartilhar e ser generoso sempre que possível."
"O legado de Fernanda vai muito além dos conteúdos e das palavras. Ela tocou vidas com seu humor, sua dedicação e sua humanidade. De onde quer que ela esteja, temos certeza de que está feliz, ao ver tanto amor e carinho vindo de todos vocês", afirma a equipe.
Eles então concluem: "Agradecemos a cada mensagem de apoio, às orações e ao respeito que vocês sempre demonstraram. O legado dela permanece conosco, inspirando-nos todos os dias a sermos melhores e mais generosos."
Negligência médica e da família?
Segundo as informações do Porta LeoDias , Fernanda foi internada inicialmente em Curitiba no dia 22 de novembro, após sofrer um AVC. A equipe, no entanto, insistiu para que ela fosse transferida em uma UTI aérea para o Rio de Janeiro, o que ocorreu no dia 4 de dezembro.
O jornalista conversou com Angélica e Kadu, amigos próximos de Fernanda, que afirmam que a influencer ficou na UTI apenas no dia da transferência, ficando em um quarto do hospital comum mesmo com o quadro delicado de saúde.
Na última terça-feira (10), um amigo de Fernanda teria ido a visitar no hospital e constatou que a influencer não estava com aparelhos no quarto de hospital, recebendo apenas o suporte de oxigênio.
Quem estaria a frente das questões de saúde de Fernanda é a irmã Martha. Os amigos afirmam que se dispuseram para ajudá-la neste momento, mas que a ajuda foi prontamente negada pela familiar. Ela ainda teria dito que a influenciadora "já está morta" e que iria decidir junto à equipe médica o que faria com a irmã. Os amigos ainda dizem que ela teria sido ríspida, cravando que o quadro da influencer é irreversível e que não quer a opinião de terceiros.
Na visita citada, o amigo teria dito que Fernanda estava consciente, tendo mexido o braço e o abraçado. Entretanto, em uma nova visita feita na última quinta-feira (12), a influencer estava totalmente sedada, além dos familiares se recusarem a dar detalhes sobre a saúde dela.