Show de Ludmilla no RJ é autuado por SEDCON e PROCON-RJ; entenda o caso

Irregularidades que ferem o direito do consumidor foram identificadas pelas instituições; equipe da cantora se pronuncia

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Foto: Foto: Reprodução / Instagram / @ludmilla
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"Numanice", show de Ludmilla que ocorreu no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, no último sábado (7), apresentou irregularidades que feriram o direito do consumidor. A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ), autuaram a empresa que organizou o evento, a "We Make Agency".


Isso porque as entidades encontraram irregularidades durante a realização do show. Ausências de ponto de água para higienizar as mãos em locais para preparo de comidas, assim como a falta de rampa de acessos para PcDs (Pessoas com Deficiência), são alguns casos identificados.


Além disso, as instituições afirmam que o show não contou com filas preferenciais na entrada do evento e declararam ainda que algumas saídas de emergência não continham sinalizações visíveis para os espectadores.Em comunicado enviado ao  iG, Gutemberg Fonseca, secretário da SEDCON, ressalta a necessidade de que "as leis consumeristas sejam respeitadas".


"Em cada dia de show, muitos ingressos são postos à venda, mas é extremamente necessário que as leis consumeristas sejam respeitadas, visando o bem-estar, saúde e vida do consumidor, conforme determina o CDC. Nenhum desrespeito à legislação consumerista será tolerado e estaremos sempre vigilantes para coibir qualquer abuso", afirmou.


Equipe de Ludmilla se pronuncia

Em nota enviada à reportagem, a assessoria da cantora e compositora Ludmilla informou que as irregularidades em relação à infraestrutura do show foram ajustadas após os apontamentos das autoridades competentes. A equipe ainda lamentou qualquer desconforto causado aos espectadores.


"Esclarecemos que o evento Numanice é idealizado para proporcionar uma experiência única ao público que ama o projeto e acompanha a artista. No entanto, questões relacionadas à infraestrutura do evento realizado no último sábado (7), no Riocentro, são de responsabilidade da produção contratada para a execução do projeto.

Os fornecedores e equipes envolvidos são selecionados com base em critérios rigorosos, sempre visando oferecer a melhor experiência aos fãs. Durante o evento de sábado, foram realizadas vistorias pelas autoridades competentes, que apontaram alguns ajustes necessários:

- Aumento da altura de uma das placas de sinalização das saídas de emergência: o ajuste foi realizado imediatamente, e placas adicionais foram instaladas;
- Instalação de pias nas praças de alimentação: até então, o público utilizava álcool em gel; no entanto, as pias foram colocadas assim que solicitado;
- Falta de uma rampa para a área PCD: uma nova rampa foi instalada no mesmo momento;
- Criação de uma entrada exclusiva para meia-entrada em cada acesso do evento: a medida foi implementada imediatamente após o apontamento.

Todos esses ajustes foram resolvidos ainda no decorrer do sábado, com acompanhamento de equipe especializada, garantido a segurança e integridade de todos os presentes. Já no domingo, o evento foi aberto ao público com todas as adequações realizadas e aprovadas pelas autoridades competentes. Ao longo do dia, foram feitas duas novas vistorias, ambas aprovadas, sem qualquer pendência registrada junto ao Procon.

Lamentamos qualquer desconforto causado e agradecemos ao público pelo carinho e confiança. Reforçamos nosso respeito e compromisso em entregar eventos cada vez melhores e mais alinhados às expectativas de quem acompanha o trabalho de Ludmilla", diz a nota.