A coroação de Rei Charles III
, que ocorreu no dia 6 de maio de 2023, deu o que falar entre os britânicos. Segundo dados oficiais publicados pelo governo na última quinta-feira (21), o evento custou 72 milhões de libras aos cidadãos ingleses. Se convertido à moeda brasileira, o valor sai por R$ 528 milhões
.
Ainda de acordo com números oficiais, o Ministério da Cultura, Mídia e Esportes gastou cerca de 50 milhões de libras - que equivalem a 369 milhões de reais - e o Ministério do Interior pagou 21,7 milhões de libras (159 milhões de reais) em investimentos na segurança da comemoração.
No relatório realizado anualmente pelo ministério triplo, a organização frisou que a coroação foi "acompanhada por milhões de pessoas no Reino Unido e em todo o mundo" e, por isso, é considerada "um momento que ocorre apenas uma vez por geração".
Eles também justificaram o valor exurbitante das contas, pois o evento "ofereceu uma oportunidade única de celebrar e fortalecer nossa identidade nacional". Por outro lado, conforme apontou uma pesquisa instituto YouGov realizada antes da coroação, mais de 50% da população britânica optava pela opçaõ de o governo não arcar com os custos da comemoração.